Carregador pode explodir o telemóvel: verdade ou mito?

Existe uma enorme variação entre as portas USB normais, com uma capacidade de 500 mA, e as portas de carregamento dedicadas, que vão até aos 3000 mA. Isto leva-nos a uma questão importante: se pegarmos num telemóvel que veio com um carregador de 900 mA e o ligarmos a um carregador de iPad de 2.100 mA, por exemplo, ele vai explodir?

Carregador pode explodir o telemóvel: verdade ou mito?

A resposta mais curta é não. Pode ligar qualquer dispositivo USB a qualquer cabo USB e a qualquer porta USB e nada explodirá. De facto, a utilização de um carregador mais potente deverá acelerar o carregamento da bateria.

A resposta mais longa é que a idade do seu dispositivo desempenha um papel importante, ditando a rapidez com que pode ser carregado e se pode ser carregado utilizando um carregador de parede.

gastar bateria do smartphone, android bateria gasta rapidamente

Se tiver um dispositivo USB moderno, deverá poder ligá-lo a uma porta USB de alta amperagem e aproveitar um carregamento mais rápido. No entanto, se tiver um produto mais antigo, provavelmente não funcionará com portas USB que utilizem a especificação de carregamento da bateria. Poderá funcionar apenas com portas USB 1.0 e 2.0 originais (500 mA) de PC. Em alguns casos (muito mais antigos), os dispositivos USB só podem ser carregados por computadores com controladores específicos instalados, mas isto já remonta a quase duas décadas.

E quanto ao USB-C?

O USB-C é um caso especial. Embora não seja possível explodir o dispositivo ao ligar o carregador errado, é possível explodir o telemóvel, a Nintendo Switch ou outro dispositivo ao utilizar o cabo USB-C errado. Como é que se sabe qual é o cabo USB-C correto? Às vezes – e esta é a verdade feia – não pode saber. No passado, havia folhas de cálculo dedicadas a registar os bons e os maus cabos, mas os projetos parecem ter caído no esquecimento e estão agora desatualizados. Se estiver a comprar um cabo USB-C de substituição para o seu cabo fornecido pelo fabricante, recomendamos que o compre ao OEM ou a um fabricante terceiro autorizado.

E se já tiver um cabo de terceiros ou não tiver outra opção senão utilizar um? Mesmo que funcione, a velocidade de carregamento lenta pode ser um problema. Isto é preferível, no sentido em que não irá danificar nenhum hardware. Em muitos casos, o dispositivo só carregará à velocidade mínima ou quase mínima, ao contrário das opções de carregamento rápido agora suportadas por muitos dispositivos.

Não se esqueça, no entanto, que as consequências podem ser piores do que apenas um carregamento lento. Há casos de pessoas que explodem dispositivos com o tipo de cabo errado. Temos também outros casos em que um dispositivo pode recusar-se terminantemente a funcionar com o cabo USB-C de outro dispositivo por razões desconhecidas. Neste caso, parte-se do princípio de que o dispositivo se recusa a ligar através de um determinado cabo para se proteger.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.