Quinta-feira, Outubro 2, 2025

Excesso de Velocidade: O ganho de tempo não compensa

É normal ter a ideia de que acelerar um pouco mais na estrada ou autoestrada pode ajudar a chegar ao destino um pouco mais rápido, e de facto é verdade, vai mesmo chegar mais rápido. Mas será que isso compensa? A realidade é que, na maioria das viagens, o tempo ganho ao andar acima do limite de velocidade é insignificante, enquanto os riscos e custos aumentam drasticamente.

É uma balança, onde o equílibrio é de facto muito importante. Até porque num dos lados dessa balança, existem vidas, incluindo a sua.

O Mito do Tempo Ganho

leapmotor em portugal: carros chineses amigos da carteira?

Vamos aos números!

Se uma viagem de 100 km for feita a 100 km/h, o tempo necessário será de exatamente 1 hora. Isto é matemática básica, correto? Pois bem, se o condutor aumentar a velocidade para 120 km/h, conseguirá fazer a mesma viagem em 50 minutos. Ou seja, arriscou uma multa, aumentou o consumo de combustível e colocou a sua segurança em risco para ganhar apenas 10 minutos.

Agora vejamos outros exemplos:

  • Viagem de 50 km: A 90 km/h demora 33 minutos, a 110 km/h reduz para 27 minutos. Apenas 6 minutos de diferença.
  • Viagem de 200 km: A 120 km/h demora 1h40min, a 140 km/h reduz para 1h26min. Ganha 14 minutos, mas com um risco muito maior.
  • Percurso urbano de 10 km: A 50 km/h demora 12 minutos, a 70 km/h reduziria para 8 minutos – mas os semáforos e trânsito anulam essa vantagem.

A diferença é ainda menos relevante em percursos urbanos, onde os semáforos, rotundas e tráfego acabam por anular qualquer vantagem que o excesso de velocidade pudesse proporcionar.

É caro andar mais rápido!

Além da multa e dos pontos na carta de condução, há outros fatores que tornam o excesso de velocidade uma péssima escolha:

  • Consumo de combustível: Quanto mais rápido se anda, maior é a resistência ao ar. Isto significa que o motor vai ter de fazer mais esforço para andar mais rapidamente. O consumo de combustível dispara. Em alguns casos, a diferença pode chegar a 20% ou mais.
  • Desgaste do veículo: Pneus, travões e motor sofrem mais com uma condução agressiva, aumentando os custos de manutenção.
  • Risco de acidente: A velocidade reduz drasticamente o tempo de reação e de travagem segura. Ou seja, aumenta a gravidade dos acidentes. Caso não saiba, um choque a 120 km/h tem consequências muito mais severas do que a 100 km/h.

Conclusão

O excesso de velocidade pode dar a ilusão de que se chega mais rápido, e de facto até chega um pouco mais cedo. Porém, o tempo ganho é mínimo, enquanto os custos e os riscos são imensos.

Respeitar os limites de velocidade não é apenas uma questão de cumprir a lei, mas também de segurança, economia e responsabilidade. Afinal, de que vale ganhar alguns minutos se isso pode custar uma vida?

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

TRENDING

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙