EventBot: Cuidado com as suas contas bancárias no smartphone!

Ter todas as aplicações bancárias disponíveis no nosso smartphone é sem dúvida algo que nos veio facilitar a vida, especialmente quando podemos fazer pagamentos com um ou dois toques sem sequer levantar o rabo do sofá. No entanto, com tanto atacante na Internet a tentar entrar nos nossos dispositivos móveis, é também uma preocupação gigantesca ter tanta informação bancária na palma da mão…

Pois bem, existe uma nova ameaça para quem tem dispositivos Android! Tem o nome de EventBot, sendo o novo trojan bancário capaz de roubar dados de múltiplos serviços bancários super populares nos tempos que correm.



EventBot: Cuidado com as suas contas bancárias no smartphone!

EventBot

Portanto, de acordo com a equipa de investigadores da Cybereason Nocturnus, este trojan já tem a capacidade de roubar dados de cerca de 200 aplicações financeiras. Uma gigantesca lista onde podemos encontrar o PayPal Business, Revolut, Barclays, UniCredit, CapitalOne UK, HSBC UK, Santander UK, TransferWise, Coinbase, Paysafecard, entre muitos outros.

No entanto, isto nem é o mais grave! É que o EventBot é um software que ainda se encontra no início do seu ciclo de vida. Ou seja, se já mete medo agora… Imagine daqui a umas semanas/meses. Ao fim ao cabo, estamos a falar de um novo malware com um potencial enorme, podendo-se tornar o próximo grande malware para dispositivos móveis! Porque sim, está em constante evolução, tornando-se mais inteligente a cada dia que passa.

Dito isto, este trojan é capaz de dar acesso remoto aos atacantes, ou seja, os hackers também conseguem ter acesso ao código usado nas autenticações por dois fatores. Assim, mesmo que a aplicação não esteja nesta lista, não quer dizer que esteja mais seguro. Em suma, nem os métodos mais seguros de protecção o irão safar. É que além disto, é também capaz de registar tudo o que os utilizadores escrevem, bem como ler notificações.

Em suma, cerca de 60% do tráfego bancário é feito a partir de um dispositivo móvel. Por isso, o melhor é mesmo ter cuidado redobrado com o que anda a fazer na Internet a partir do seu smartphone, seja ele Android ou iOS! As coisas não vão certamente ficar mais seguras.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte


Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também