Elon Musk diz muita coisa na internet, mas por vezes, talvez seja boa ideia ter alguma atenção aquilo que o CEO da Tesla vai dizendo nos Twitters desta vida. Afinal de contas, numa altura em que a Europa estava a tentar dizer adeus à energia nuclear, eis que as coisas deram um volte face inesperado, o que pelos vistos, pode significar uma nova e renovada aposta neste tipo de energia.
Afinal de contas, já nem estamos sequer a falar de uma questão de ambiente, mas sim de segurança.
Europa precisa de voltar a apostar na Energia Nuclear? (Link)
Portanto, Elon Musk veio à internet afirmar que é necessário voltar a apostar em centrais nucleares, de forma a garantir a segurança nacional e internacional, de todos nós. Ora leia a tradução:
- “Espero, que seja agora claro, que a Europa precisa de reiniciar as centrais nucleares que estava a pensar desativar. Isto ao mesmo tempo que aumenta o output de energia das centrais ainda ativas. Isto é crítico para a segurança nacional e internacional.”
Porquê esta afirmação do ‘boss’ da Tesla?
Bem, como é óbvio, a energia nuclear é significativamente mais amiga do ambiente, comparativamente à queima de combustíveis fósseis como o carvão ou o gás natural. Além disto, numa autêntica crise energética, se países como a Alemanha não tivessem procedido à desativação de centrais nucleares, não estariam agora tão dependentes de fontes de energia de fora… Neste caso, do tão badalado gás natural e petróleo vindo da Rússia.
Curiosamente, a Alemanha não está sozinha nesta ‘luta’, visto que o Continente Europeu já estava a passar por um mau bocado, antes da invasão Russa ao solo Ucraniano. Aliás, até parece que esta invasão veio na consequência das limitações ao uso de energia nuclear de vários países, como a Bélgica, Espanha, Suíça, etc… Quase como se a Rússia soubesse que as sanções não poderiam ser demasiado pesadas, tal é a importância das suas exportações de energia.
Em suma, é exatamente neste ponto que Elon Musk quer tocar. Ou seja, os países deveriam tentar ser autossuficientes energeticamente. Para evitar estarem dependentes de nações como a Rússia.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilha da opinião de Elon Musk? Ou não quer energia nuclear? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!