Algumas pessoas criticam as redes sociais uma vez que são uma espécie de paraíso para aqueles utilizadores que têm como objetivo burlar os outros. Afinal de contas, os criminosos conseguem facilmente esconder-se atrás de um perfil falso e levar a cabo as suas intenções. No entanto e numa tentativa de combater essas fraudes e sobretudo que as pessoas percam muito dinheiro existem grupos muito úteis que denunciam os perfis dos burlões no Facebook. É exatamente de um desses grupos que vamos falar a seguir e que vale realmente a pena.
Este grupo denuncia os perfis dos burlões no Facebook! Veja
O grupo Links e Perfis de Burlas utiliza como mote o facto de que nem todos os ladrões usam máscara. Como facilmente se percebe diz que se trata de um grupo que foi criado com o intuito de alertar a população acerca de eventuais burlas. Para isto contribuiu uma grande comunidade de registados que não só reporta como também esclarece dúvidas acerca de potenciais burlas ou não.
Mas este grupo não se limita apenas a denunciar o perfil dos burlões no Facebook. De facto, também revela lojas online falsas e outros eventos que só têm como objetivo deitar a mão ao dinheiro dos utilizadores.
É um grupo bastante ativo e onde ficamos rapidamente a conhecer vários esquemas que se têm vindo a intensificar na Internet.
Pode juntar-se a este grupo aqui.
Como denunciar
A primeira coisa que tem se saber é que ao contrário do que muitas pessoas pensam para apresentar queixa não precisa de saber quem é o autor do crime, contratar um advogado, saber classificar o crime em termos jurídicos ou fazer qualquer tipo de pagamento. Uma informação reforçada no site da Justica.gov.pt.
A forma mais simples e rápida de apresentar uma queixa contra burla é fazê-lo online.
Assim para apresentar uma queixa online, aceda ao portal da Queixa Eletrónica da PJ, autenticando-se com o Cartão de Cidadão.
Escolha a opção “Iniciar e Apresentar Queixa” e preencha o formulário. Pode identificar o local da ocorrência, dar informações sobre vítimas, suspeitos, testemunhas, bens e artigos. Deve também descrever a situação e pode anexar documentos e fotografias.
Entretanto a PJ vai analisar a queixa e chamar os intervenientes que indicou para realizar diligências processuais, nomeadamente serem ouvidos.
De facto, o processo é muito simples.
Entretanto apenas uma ressalva. É que para apresentar uma queixa terá, de facto, de utilizar os seus dados para este efeito. No entanto também pode apresentar uma denúncia e neste caso poderá fazê-lo de forma anónima.
Para apresentar uma denúncia anónima online, aceda ao formulário de Denúncia Anónima da PJ.
Tem de preencher todos os campos do formulário, indicando ou descrevendo os suspeitos, as vítimas, a data e o local da ocorrência e uma descrição o mais pormenorizada possível.
Como a denúncia é anónima, a PJ não poderá contactá-lo/o. Por isso, seja o mais específico possível. Pode alternativamente apresentar uma denuncia, identificando-se, usando os contactos da PJ.