Estados Unidos usam MediaTek para atacar a Huawei?

A guerra Estados Unidos e China continua a fazer vítimas e sobretudo a arrastar mais empresas para esta disputa. Devido às sanções dos EUA, a TSMC em breve não vai poder colaborar com a Huawei e produzir o Kirin. Isto significa que o gigante chinês necessita urgentemente de encontrar um substituto. Aparentemente a MediaTek pode ser a empresa escolhida para esse efeito. A Huawei já está a usar ativamente os chips da MediaTek e, num futuro próximo, poderá ser o maior cliente.

Huawei, IcT

Estados Unidos usam MediaTek para atacar a Huawei?

No entanto, podem surgir dificuldades. Novas informações que circulam pela Internet referem que as autoridades americanas pediram ao Ministério da Economia de Taiwan para convencer a MediaTek a reduzir o fornecimento dos seus produtos à Huawei. Não se sabe ao certo qual será a redução. No entanto, sabemos apenas que não é uma proibição completa.

No entanto, o próprio Ministério da Economia de Taiwan já referiu que não recebeu nenhum pedido dos Estados Unidos, e a própria MediaTek considerou esses rumores de infundados. Dado o nível de pressão dos EUA sobre a Huawei, não se pode descartar esta influência à MediaTek.

No que diz respeito ao desenvolvimento de chips para smartphones, existem poucos players no mercado. Temos empresas como a MediaTek, Qualcomm, Huawei e Samsung como as principais. No entanto, destas, destaca-se a Qualcomm. Isto apesar dos esforços da MediaTek de lançar processadores topo-de-gama.

Ainda assim, tudo pode mudar! Os novos chipsets 5G da MediaTek são mais baratos, mas são realmente bons. Isto vai aumentar a procura por parte dos fabricantes de smartphones que querem colocar smartphones de gama média e gama baixa no mercado, com preços muito amigos da carteira e suporte para 5G.

Entretanto o número de encomendas crescente por parte da Huawei é ainda mais uma razão que poderá ditar o sucesso da MediaTek. Isto se os Estados Unidos não interferirem de algum modo.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Netflix processada por causa de uma das séries mais vistas!

Tendo em conta que existem montes de séries na Netflix que foram realmente capazes de conquistar meio mundo, a verdade é que podem também...

Atenção para quem vai jogar FIFA 22! Existem 3 novos ícones!

Tal como acontece todos anos, parece que foram apresentados novos jogadores que de certa forma merecem ficar marcados no mundo do futebol. Sendo que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!