O iPhone anda a criar tendências de mercado há várias gerações, isto é pura e simplesmente inegável. Afinal, ainda se lembra da ‘notch’ da Apple, que chegou pela primeira vez ao mercado em 2017, mas foi prontamente “imitada” por várias fabricantes Android logo nos meses seguintes?
Pois bem, estamos a assistir a um outro caso em que a imitação acaba por ser a mais bonita e honesta forma de lisonjeio. Porém, agora num panorama mais geral daquilo que é a filosofia de design de um smartphone Android.
Está tudo a imitar o iPhone? Até a Google e a Samsung!?
Portanto, agora que já temos os três novos Galaxy S24 a chegar às prateleiras, e temos também os primeiros ‘leaks’ relativos à futura gama de aparelhos Pixel 9 da Google, é fácil perceber que… A Apple manda nisto tudo!
Afinal, se porventura já olhou para os Galaxy S24 que começam agora a aparecer nas lojas, e também apareceram em várias análises por essa Internet fora. É inegável que os modelos base estão muito parecidos ao iPhone!
Na verdade, até o S24 Ultra perdeu uma especificidade de design que o identificava e separava de tudo o resto dentro do mundo dos smartphones… A sua curvatura no ecrã. Para quê? Para se juntar ao lado dos aparelhos com ecrã plano, onde o iPhone sempre reinou.
Além de tudo isto, temos os recentes ‘leaks’ dos aparelhos Google Pixel 9, que claro está, são inegavelmente muito parecidos à gama de smartphones iPhone 15 da Apple. Aliás, se estiver muito longe do aparelho, até é provável que o confunda com um iPhone.
Isto é normal?
Como temos vindo a dizer, estamos a chegar a um ponto dentro do lado do design de smartphones em que já não é possível esperar milagres. Ou seja, é impossível esperar grandes mudanças quando as fabricantes têm apenas 1 ano para criar algo “novo”.
Isto pode levantar uma outra questao, que é… Será que faz sentido lançar aparelhos todos os anos? Mas isso deixamos para uma altura.
Sabe o que é interessante no meio de tudo isto?
A própria Apple copiou-se a si mesma na sua gama mais recente de smartphones iPhone, ao reciclar o design do iPhone 4 de 2010. Talvez mais interessante que isso, não é só a Samsung e Google a copiar a Apple, visto que a gigante Norte-Americana da maçã está agora a planear aumentar significativamente o tamanho dos seus aparelhos Pro e Pro Max. Sabe para quê? Para meter mais e melhor tecnologia dentro dos mesmos. Ou seja, uma estratégia muito Android.
No fundo, estamos a olhar para uma convergência entre dois ecossistemas que começaram muito diferentes, mas que querem cada vez mais ir de encontro daquilo que os consumidores realmente querem num smarpthone. Algo extremamente parecido ao que acontece noutros “mundos”, como é o curioso mundo da Fórmula 1, onde as 10 equipas acabam por convergir em direção ao designs mais rápido e eficiente, quando existe uma mudança nas regras que dão vida à “fórmula” propriamente dita.