Esqueça! Nenhuma quantidade de álcool é benéfica para o organismo


Por em

Se gostam de beber com muita frequência mas têm algum cuidado com a quantidade de bebidas que ingerem de modo a não causarem grandes danos ao organismo, então devem continuar a ler as próximas linhas.

É que um novo estudo realizado por uma equipa de investigadores que analisam os efeitos do álcool, concluiu que não há realmente nenhuma quantidade segura de álcool. O estudo compilou os dados de 700 estudos adicionais para conseguir traçar um quadro mais abrangente dos efeitos do consumo de álcool e os resultados não são muito animadores.

O artigo, publicado no The Lancet, chega, de facto, com algumas estatísticas assustadoras.

Os investigadores revelaram que cerca de três milhões de mortes podem ser atribuídas ao álcool apenas no ano de 2016.

Além disso, aproximadamente 12% de todas as mortes de homens entre as idades de 15 e 49 anos estiveram relacionadas ao álcool.

Os dados, que não foram divididos em tipos específicos de álcool – licor, vinho, cerveja, etc. – explicam que a quantidade “padrão” de álcool para uma única bebida tende a variar entre os países.

Por exemplo, no Reino Unido, uma quantidade padrão de álcool puro numa bebida ronda as 8 gramas, enquanto nos Estados Unidos é de 14 gramas.

Essas diferenças são importantes, mas os investigadores deixaram bem claro que nenhuma quantidade de álcool parece oferecer benefícios para a saúde de qualquer tipo.

Segundo os cientistas, o impacto na saúde geral do consumo de álcool pode ser grande. O álcool está ligado a mais de 20 condições negativas e potencialmente mortais, incluindo cancro, derrame, doenças cardíacas e, claro, acidentes (com veículos ou não) que tendem a acontecer quando as pessoas estão a beber.

“Existe uma necessidade urgente de reformular as políticas para encorajar a redução dos níveis de consumo de álcool das pessoas ou a abstenção total”, explicou Emmanuela Gakidou, da Universidade de Washington, principal autora do trabalho. “O mito de que uma ou duas bebidas por dia são boas é apenas isso – um mito. Este estudo acaba com esse mito. ”

Isto obviamente não é uma grande notícia para se ouvir, especialmente agora que estamos no fim de semana. Ainda assim, há sempre outras coisas bem melhores que se podem fazer. Bom fim-de-semana!

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Renault Arkana – Vem aí um novo ‘Crossover’ que promete impressionar!

Google Pixel 3 XL: já há um unboxing na Internet

Seguinte