Espelhamento do ecrã ou transmissão: quais as diferenças?

Hoje em dia é cada vez mais comum existir interação entre o nosso smartphone ou tablet e a TV. Afinal de contas a maiorias das casas tem, pelo menos, uma smart TV. Ora estas televisões chegam com a opção de transmitir imagens a partir de um ecrã externo. Isto sem a necessidade de um emaranhado excessivo de fios ou cabos. De facto, uma parte considerável das smart TVs no mercado é compatível com pelo menos uma das duas funcionalidades: espelhamento do ecrã ou transmissão a partir de um dispositivo. Mas qual a diferença entre eles?

Espelhamento do ecrã ou transmissão: quais as diferenças?

Ao contrário do que alguns utilizadores pensam o espelhamento do ecrã ou a transmissão não são a mesma coisa. Estas duas funcionalidades podem ser semelhantes e até estarem de certa forma ligadas uma à outra. No entanto existem algumas diferenças importantes entre o espelhamento e a transmissão de um ecrã que impedem que sejam completamente sinónimos.

Transmitir para uma smart TV

A transmissão para o ecrã de uma smart TV a partir de um ecrã externo é uma função mais utilizada com smartphones. De um modo geral, é efetuada através de uma ligação sem fios com ambos os dispositivos a funcionar na mesma rede.

streaming mais caro, sites de streaming dados, netflix, streaming, trocar dispositivo de streaming

Em vez de simplesmente transmitir o ecrã do telefone para a TV, o ato de transmitir é, na verdade, quando o dispositivo externo envia os dados de um conteúdo multimédia específico. Normalmente um vídeo de algum tipo – para que seja reproduzido nativamente no ecrã maior. Por este motivo, muitas das principais aplicações multimédia em smartphones, como o YouTube e o Twitch, incluem botões de transmissão dedicados. Assim podem facilmente identificar e ligar-se a ecrãs de smart TV. Na maioria dos casos, a transmissão de conteúdos multimédia só os reproduzirá na smart TV. Isto em vez de os reproduzir simultaneamente no ecrã externo.

- Advertisement -

Espelhamento de ecrã numa smart TV

Ao contrário da natureza unidirecional da transmissão de dados para uma smart TV, o espelhamento de ecrã é conseguido através de uma ligação constante e alargada entre o dispositivo externo e o ecrã maior. O espelhamento é normalmente efectuado através de uma ligação com fios entre os dois dispositivos (normalmente com um cabo HDMI) ou de uma ligação sem fios.

melhor som e imagem, streaming limites de ecrãs, séries de TV com prioridade, partilhar serviços de streaming

Enquanto a transmissão é utilizada principalmente com o único objetivo de enviar peças específicas de multimédia para serem reproduzidas na TV, o espelhamento é mais uma função abrangente para partilhar informações de um ecrã externo. Fazendo jus ao seu nome, espelha literalmente – ou replica – todo o ecrã do dispositivo emissor para que este apareça na TV recetora. Enquanto estiverem emparelhados desta forma, a TV continuará a apresentar tudo o que estiver a acontecer no dispositivo ligado. A maioria dos PCs de secretária, computadores portáteis e smartphones incluem formas integradas de espelhar o ecrã através de Wi-Fi ou Bluetooth. No entanto uma ligação com fios é geralmente a opção que oferece a menor latência entre os dois ecrãs.

O espelhamento de ecrã é uma ferramenta versátil. É particularmente ideal para partilhar coisas como apresentações PowerPoint. Isto porque os utilizadores podem aceder e controlar diretamente o que está em apresentação no televisor através do seu dispositivo mais pequeno. No entanto, a transmissão continua a ser, geralmente, a opção superior para a apresentação de conteúdos multimédia como vídeos. Tudo porque os dados são enviados diretamente para o televisor em vez de se limitarem a replicar uma imagem. Como tal, algumas funcionalidades específicas da marca, como o Apple AirPlay, misturam as duas opções. Isto tendo o espelhamento de ecrã como função predefinida e mudando temporariamente para uma configuração de transmissão ao selecionar um conteúdo multimédia específico para reprodução.

Qual deve escolher?

Para quem tem um dispositivo capaz de espelhar o ecrã e de transmitir para smart TVs, há alturas específicas em que é mais vantajoso utilizar um modo do que o outro. Uma vez que o espelhamento permite que os utilizadores apresentem praticamente qualquer coisa do seu dispositivo externo no ecrã grande, os seus casos de utilização são bastante abundantes. Esta é a funcionalidade a utilizar nos casos em que a simples partilha de todo o ecrã de um telefone ou computador é a opção desejada. Assim permite que coisas como páginas Web ou aplicações de entretenimento se apresentem num ecrã muito maior do que o habitual. É também a solução perfeita para aqueles que gostariam de partilhar conteúdo numa smart TV, mas que continuam a poder vê-lo e controlá-lo no dispositivo de origem.

A transmissão para uma smart TV, por outro lado, tem um âmbito muito mais limitado. Utiliza-se para partilhar peças de multimédia específicas para visualização apenas no ecrã grande. No entanto, tal como mencionado anteriormente, é uma opção muito melhor para transmitir este tipo de multimédia do que o espelhamento de ecrã. Apesar de as smart TVs serem tecnicamente capazes de apresentar vídeos através de espelhamento, essa forma de o fazer introduz potencialmente problemas como cores imprecisas, atraso de áudio e uma imagem de baixa qualidade. A transmissão para uma smart TV permite que o hardware optimize adequadamente o conteúdo multimédia transmitido para uma reprodução de alta qualidade, tornando-o muito mais próximo de uma experiência de visualização nativa.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.