Inicio Android Especificações do Huawei P30/Pro: a diferença está nas câmaras!

Especificações do Huawei P30/Pro: a diferença está nas câmaras!

O grande dia chegou e a Huawei acaba de oficializar em Paris a nova gama P30. Os novos dispositivos levam a fotografia ainda mais longe. Para além disso juntam vários aperitivos que tornam o P30 e o P30 Pro numa verdadeira dor de cabeça para a concorrência. Vamos olhar para as especificações do Huawei P30/Pro lado-a-lado.

Eis as especificações do Huawei P30/Pro:

Huawei P30Huawei P30 Pro
DisplayEcrã OLED de 6.1 polegadas
Proporção de 19.5:9
Resolução de 2,340 x 1,080
Ecrã OLED de 6.47 polegadas
Proporção de 19.5:9
Resolução de 2,340 x 1,080
ChipsetHiSilicon Kirin 980HiSilicon Kirin 980
Memória6GB8GB
Armazenamento128GB
Expansão de memória Nano
128GB / 256GB / 512GB
Expansão de memória Nano
Bateria3,650mAh
Supercharge 25W
Sem carregamento wireless
4,200mAh
Supercharge 40W
Carregamento Wireless 15W
Carregamento inverso
CâmarasTraseira:
40 megapixéis
16 megapixéis
8 megapixéis
Frontal:
32 megapixéis
Traseira:
40 megapixéis
16 megapixéis
8 megapixéis
Frontal:
32 megapixéis
Câmara Huawei TOF (time-of-flight)
IPIP53IP68
Saída para auscultadoresSimNão
Sensor biométrico no ecrãSimSim
SoftwareEMUI 9.1EMUI 9.1
Conetividade2×2 MIMO4×4 MIMO
Peso165g192g

 

A principal diferença está nas câmaras

Assim, o Huawei P30 tem uma configuração de câmara tripla com um sensor principal de 40 megapixéis com abertura f/1.8. Dito isto, a ele junta-se outro com 16 megapixéis. Por fim está disponível um de 8. Este de 8 possibilita um zoom ótico de 3x. Estes sensores contam com estabilização ótica de imagem e também com o poder da inteligência artificial para este mesmo efeito. Na parte frontal do P30 Pro está ainda presente uma câmara de 32 megapixéis com abertura f/2.0.

Especificações do Huawei P30

Em suma, no Huawei P30 Pro temos também uma câmara principal de 40 megapixéis. No entanto, tudo o resto é mais poderoso. A segunda câmara tem 20 megapixéis e a terceira 8. Esta terceira é responsável por um zoom ótico de 5x. Com a ajuda do zoom digital é possível atingir-se uma capacidade de aproximação hibrída de 10x.

Entretanto, o sensor de 40 megapixéis é algo a que a Huawei chama SuperSpectrum. Isto é uma forma de dizer que é baseado no modelo RYB (vermelho, amarelo, azul), ao invés do RGB (vermelho, verde, azul).

A Huawei afirma que esta mudança do verde para o amarelo ajuda o sensor a absorver mais luz.

Assim ficamos com uma excelente fotografia em qualquer ocasião, mas especialmente em situações de baixa luminosidade.

O funcionamento é algo complexo. Ainda assim, a Huawei afirma que o amarelo absorve luz vermelha adicional, para além da luz verde.

Para conseguir isto a Huawei teve de mexer no processador digital de imagem do Kirin 980.

Em suma, foi necessário criar um algoritmo que permitisse dividir as diferentes cores.

Entretanto a Huawei levou a capacidade máxima de ISO dos 102,400 no P20 Pro para uns fantásticos 409,600 no P30 Pro. Assim, tudo isto, combinado com uma abertura muito superior significa que a câmara tem a capacidade de capturar mais luz do que sempre. Ou seja, vamos tirar as melhores fotos à noite de sempre.

Curiosamente, o P30 Pro vem ainda com uma câmara ToF. Posteriormente, a câmara frontal do P30 Pro também tem 32 megapixéis.

É verdade que uma capacidade de zoom híbrido de 10x é muito interessante, mas o que é realmente espetacular é o zoom ótico de 5x.

Entretanto e à semelhança do que acontece com o P20 Pro e com o Mate também, a inteligência artificial está presente para dar uma grande ajuda à câmara. No entanto, desta vez, tudo vais mais longe. Similarmente, para além do reconhecimento de cenas que já vimos nas versões anteriores, está ainda presente uma nova funcionalidade chamada AI HDR+ que lida com a sobre-exposição quando existem vários pontos de luz.

Entretanto a Huawei revelou os resultados aos testes feitos pelo DxOMark, tendo batido um novo recorde. Assim conseguiu uma fantástica pontuação total de 112 pontos!

Sendo assim resultado de 119 na fotografia e 97 no vídeo. Além disso, lembramos que o Galaxy S10 Plus, o concorrente mais directo, obteve uma pontuação de 109 pontos. 114 na fotografia e 97 no vídeo.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo! Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Mega-promoção: Earbuds i10 TWS por apenas 14 Euros!

O preço parece bom demais para ser verdade. No entanto, estes Earbuds i10 TWS são realmente uma grande surpresa. Logo à partida destaca-se o...

Nova atualização da PlayStation 5 traz correções importantes

A consola de nova geração da Sony apenas chegou ao mercado Europeu no dia 19 de Novembro, mas já recebeu duas atualizações de firmware!...

Netflix! Operação de Resgate 2 já está oficializado! Quando chega?

Pelo que já sabemos, o filme terá o nome de Tayler Take: Operação de Resgate 2 cá em Portugal. Sendo que teremos uma vez...

Mais um jogo grátis na Epic Games Store! Desta vez é MudRunner!

Mais um dia e mais um jogo grátis disponível para todos os assinantes da Epic Games Store. Afinal de contas, depois de todos os...

Nokia 9.3 PureView afinal não vai chegar este ano!

A Nokia tem vindo a lançar novos smartphones. No entanto, o equipamento topo de gama que tanto esperávamos nunca chegou. É verdade que está...