Inicio Android (Especial) Porque estão as câmeras 'Pop-up' a morrer!?

(Especial) Porque estão as câmeras ‘Pop-up’ a morrer!?

Como se deve lembrar, o iPhone X trouxe a moda da ‘notch’ para cima da mesa em 2017! Sim, eu sei que o iPhone não foi o primeiro smartphone com a ‘notch’, mas foi claramente o percursor à terrível moda de 2017 e 2018. Visto que a grande maioria das fabricantes Android decidiu adotar este design, depois de ver o sucesso da Apple. Isto mesmo apesar de não incluirem soluções de reconhecimento facial similares ao Face ID (à exceção da Huawei, que tem reconhecimento facial 3D no Mate 20 Pro e Mate 30 Pro).

No entanto, muito rapidamente começámos a notar uma queda na adoção da ‘monocelha’, com a introdução de várias soluções inovadoras, onde facilmente podemos dizer que aquela que mais se destacou foi a câmera ‘pop-up‘, um design que possibilita esconder totalmente a câmera frontal no corpo do aparelho, de forma a conseguir alcançar o tão desejado ecrã ‘infinito’.



Foi algo que vimos a chegar forte e feio ao mercado em 2019, mas que em 2020 parece ter morrido… Porquê?

(Especial) Porque estão as câmeras ‘Pop-up’ a morrer!?

câmeras pop-up

Na verdade, ainda é cedo para dizer que as câmeras ‘Pop-up’ morreram. Mas uma coisa é certa, uma das maiores bandeiras deste design parece ter desistido de o implementar em 2020. Estamos a falar da OnePlus, que apostou forte e feio nesta câmera com o OnePlus 7 Pro e 7T Pro, mas que agora parece mais virada para a adoção do orifício no ecrã (Como o S10, Note 10 e S20).

Similarmente, a própria Xiaomi que teve um caso de sucesso na forma do Mi 9T (Redmi K20), também parece ter desistido do design com o K30, ao também incluir um orifício no ecrã.

Mas vamos continuar… Ao fim ao cabo, o OnePlus 7 Pro foi considerado por muitos como o melhor Android Desempenho/Preço do mercado em 2019. Trazendo a tal câmera que saltava de dentro da moldura. Então… Se teve sucesso, porque razão o OnePlus 8 Pro deixa isto de lado? Qual é o problema com o design?

Até agora, ainda nenhum smartphone com câmera pop-up ou flip-over (como o ZenFone 6) tem conseguido trazer certificação contra água e poeiras. Se bem que nestes smartphones, também não é normal encontrar esta proteção, visto serem aparelhos mais baratos, que têm obrigatoriamente de poupar em algum lado. (Ainda assim, a OnePlus afirma que os seus smartphones são resistentes a água)

Então, se este não é o problema? Será apenas uma escolha de design? Será que os modelos com este design não venderam bem em 2019?

É provável que as fabricantes tenham apenas decidido que o ‘orifício’ é a nova tendência de 2020, algo que as más línguas até afirmam ser uma jogada para vender novos telemóveis no futuro. Afinal de contas, quando os smartphones começarem a contar com uma câmera frontal escondida debaixo do ecrã, é bem provável que os primeiros a comprar, sejam aqueles que ainda têm ‘notches’ ou buracos na tela.

Ou seja, quem tem a câmera escondida com um mecanismo ‘pop-up’, não deverá sentir assim tanta diferença, desde que o sistema não falhe.


(Especial) Porque estão as câmeras ‘Pop-up’ a morrer!? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

iPhone 12 vs iPhone 12 Pro: mais semelhanças que diferenças!

O iPhone 12 e o iPhone 12 Pro têm muito mais em comum e quase nenhuma das diferenças que estavam presentes nas gerações anteriores....

Xiaomi Mi Band 5 e 4 recebem novidade para medir temperatura!

A Xiaomi está a trabalhar num update que vai permitir medir a temperatura na Mi Band 5. O mesmo acontece com a Amazfit e...

MIUI 12: atualização está a deixar os utilizadores furiosos!

O MIUI 12 é sem dúvida uma excelente interface. Não só pelo grande desempenho mas também pelas funcionalidades que disponibiliza ao utilizador. No entanto,...

Alerta Play Store: se tem uma destas 21 aplicações apague já!

Apesar de todos os cuidados que a Google tem com as aplicações que tentam entrar na Play Store, é praticamente impossível garantir que a...

O Android está a copiar a Apple, ou a Apple está a copiar o Android?

Existe, e muito provavelmente vai sempre existir, uma guerra entre os sistemas operativos das gigantes Apple e Google, a tão badalada Android vs iOS....