(Especial) Porque estão as câmeras ‘Pop-up’ a morrer!?

Como se deve lembrar, o iPhone X trouxe a moda da ‘notch’ para cima da mesa em 2017! Sim, eu sei que o iPhone não foi o primeiro smartphone com a ‘notch’, mas foi claramente o percursor à terrível moda de 2017 e 2018. Visto que a grande maioria das fabricantes Android decidiu adotar este design, depois de ver o sucesso da Apple. Isto mesmo apesar de não incluirem soluções de reconhecimento facial similares ao Face ID (à exceção da Huawei, que tem reconhecimento facial 3D no Mate 20 Pro e Mate 30 Pro).

No entanto, muito rapidamente começámos a notar uma queda na adoção da ‘monocelha’, com a introdução de várias soluções inovadoras, onde facilmente podemos dizer que aquela que mais se destacou foi a câmera ‘pop-up‘, um design que possibilita esconder totalmente a câmera frontal no corpo do aparelho, de forma a conseguir alcançar o tão desejado ecrã ‘infinito’.



Foi algo que vimos a chegar forte e feio ao mercado em 2019, mas que em 2020 parece ter morrido… Porquê?

(Especial) Porque estão as câmeras ‘Pop-up’ a morrer!?

câmeras pop-up

Na verdade, ainda é cedo para dizer que as câmeras ‘Pop-up’ morreram. Mas uma coisa é certa, uma das maiores bandeiras deste design parece ter desistido de o implementar em 2020. Estamos a falar da OnePlus, que apostou forte e feio nesta câmera com o OnePlus 7 Pro e 7T Pro, mas que agora parece mais virada para a adoção do orifício no ecrã (Como o S10, Note 10 e S20).

Similarmente, a própria Xiaomi que teve um caso de sucesso na forma do Mi 9T (Redmi K20), também parece ter desistido do design com o K30, ao também incluir um orifício no ecrã.

Mas vamos continuar… Ao fim ao cabo, o OnePlus 7 Pro foi considerado por muitos como o melhor Android Desempenho/Preço do mercado em 2019. Trazendo a tal câmera que saltava de dentro da moldura. Então… Se teve sucesso, porque razão o OnePlus 8 Pro deixa isto de lado? Qual é o problema com o design?

Até agora, ainda nenhum smartphone com câmera pop-up ou flip-over (como o ZenFone 6) tem conseguido trazer certificação contra água e poeiras. Se bem que nestes smartphones, também não é normal encontrar esta proteção, visto serem aparelhos mais baratos, que têm obrigatoriamente de poupar em algum lado. (Ainda assim, a OnePlus afirma que os seus smartphones são resistentes a água)

Então, se este não é o problema? Será apenas uma escolha de design? Será que os modelos com este design não venderam bem em 2019?

É provável que as fabricantes tenham apenas decidido que o ‘orifício’ é a nova tendência de 2020, algo que as más línguas até afirmam ser uma jogada para vender novos telemóveis no futuro. Afinal de contas, quando os smartphones começarem a contar com uma câmera frontal escondida debaixo do ecrã, é bem provável que os primeiros a comprar, sejam aqueles que ainda têm ‘notches’ ou buracos na tela.

Ou seja, quem tem a câmera escondida com um mecanismo ‘pop-up’, não deverá sentir assim tanta diferença, desde que o sistema não falhe.


(Especial) Porque estão as câmeras ‘Pop-up’ a morrer!? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também