(Especial) Porque é que o Windows precisa de tantos drivers?

Ainda se lembra do que falámos na guerra iOS vs Android no mundo dos sistemas operativos mobile? É que no mundo dos smartphones, o iOS tem quase sempre a vantagem na fluidez e performance no dia-a-dia. Sabe porquê? Devido ao facto do software ser muito mais otimizado para o hardware em questão, tudo porque a Apple tem o controlo absoluto em tudo o que entra nos seus iPhones. O que claro está, inclui as drivers.

(Especial) Porque é que o Windows precisa de tantos drivers?

drivers windows

Portanto, no outro lado da moeda, temos o Windows da Microsoft, que por sua vez é um Sistema Operativo que tem de se adaptar a milhares de configurações de componentes completamente diferentes. Um SO que na verdade até já traz uma grande variedade de drivers genéricos para garantir que todos os componentes funcionam no primeiro boot.

Contudo, como é normal, os drivers proprietários são mais otimizados e testados, e é por isso que temos sempre de tentar manter as drivers do nosso PC atualizadas! Tudo de forma a garantir que temos sempre o máximo de performance possível e acesso a todas as funcionalidades que as fabricantes tanto publicitam no nosso PC.

Em suma, não é só o Windows que precisa de drivers, todos os Sistemas Operativos precisam delas, incluindo o iOS, Android, e até o Linux. Mas é inegável que o Windows é o SO mais chato neste aspeto! Isto porque também é o ‘sítio’ onde temos mais concorrência no campo do hardware e periféricos. E claro, ao contrário dos sistemas operativos mobile que já trazem todas as drivers atualizadas em cada novo lançamento do seu SO… No Windows temos de ser nós a mexer as mãozinhas para atualizar tudo.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também