Inicio Especiais (Especial) A NVIDIA cometeu um erro grave com as novas RTX 30!

(Especial) A NVIDIA cometeu um erro grave com as novas RTX 30!

Como deve saber, apesar de todos os rumores que apontavam para o uso do muito popular processo de 7nm da TSMC para a produção dos GPUs Ampere… A NVIDIA preferiu apostar na Samsung e no seu processo de 8nm.

Uma decisão que inicialmente pareceu ser genial para a NVIDIA, devido às poupanças nos Wafers (8000$ na TSMC vs 3000$ na Samsung). Mas que ao longo do tempo se está a revelar uma jogada um tanto ou pouco arriscada.

A NVIDIA cometeu um erro crasso com as novas RTX 30!

nvidia erro

Portanto, como disse em cima, a Samsung oferecer uma oportunidade de negócio muito interessante para a NVIDIA, ao oferecer o seu processo de 8nm com um desconto avultado em cima. Contudo, quando temos em conta os yields de ambos os processos, a coisa começa a ficar um pouco negra para ambas as empresas… Ao fim ao cabo, tendo em conta os defeitos, um GPU de 425mm^2 fica a custar 47$ em vez dos esperados 75$ no lado da TSMC.

Contudo, a NVIDIA também teve de aumentar a voltagem e consumo de energia em cada GPU, o que claro está, também resultou num gasto avultado em soluções de refrigeração bastante diferentes do habitual. (O cooler da 3080 Founders Edition custa 155$ à NVIDIA por unidade! Sendo a grande razão pelo escassez de unidades deste modelo.).

Acha curioso não existir uma placa Titan? Tudo se deve ao facto de não ser possível criar um GPU maior do que aquele que podemos encontrar na RTX 3090, visto ser impossível comercializar um produto ainda mais quente e menos eficiente que as atuais placas. Ou seja, a RTX 3090 é no fundo uma RTX 3080 Ti com outro nome.

Aliás, apesar do preço competitivo da RTX 3070 e RTX 3080, estamos a falar de placas significativamente mais ‘esfomeados’ em termos do consumo de energia. Custos que são obviamente passados ao consumidor.

Curiosamente, os problemas não ficam por aqui!

A NVIDIA tem um desafio pela frente para conseguir adaptar esta arquitetura para a gama média, e claro, mundo mobile. Ao fim ao cabo, o cooling destes GPUs não irá ser de todo uma tarefa fácil para a fabricante.

Além disso, a percentagem de defeitos é ainda tão alta, que a NVIDIA vai inegavelmente ter problemas de stock até pelo menos o início de 2021. Por isso, é boa ideia começar a rezar que o mercado de mining não pense esgotar o stock de novas placas… Caso contrário, os gamers não vão ter nada para brincar.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Jogar no mundo Apple? Razer Kishi para iPhone é uma realidade!

A Razer anunciou recentemente o lançamento do Comando Gaming Universal Razer Kishi para o Apple iPhone! Estamos a falar de uma versão para iOS...

(Especial) NVIDIA com medo da AMD! RTX 30 esgotadas? É estratégia!

NVIDIA com medo da AMD! RTX 30 esgotadas? É estratégia! - Como deve saber, a conhecida fabricante de placas gráficas foi capaz de impressionar...

Google Play Store: apague agora mesmo estas aplicações!

Entre julho e a segunda semana de setembro, a Google retirou 17 aplicações da Play Store. Isto por estarem infetadas com malware. Primeiro foram...

Ryzen 4000? O salto é tal… Que vamos diretamente para os Ryzen 5000!

Está à espera dos Ryzen 4000 baseados na arquitetura Zen 3? Temos más notícias... Esse produto não vai existir! Mas calma, porque está na...

La Casa de Papel: Já sabemos qual o destino de “Rio”! Curioso?

La Casa de Papel é sem dúvida nenhuma uma das séries espanholas mais vistas e adoradas em todo o mundo. E apesar da sua...