(Especial) Férias? Verifique o seu carro antes de iniciar viagem!

As férias é a altura ideal para descobrir novos locais que consigam garantir a tão desejada fuga à rotina diária. No entanto, para que a sua fuga não se transforme numa imprevista e cara ida à oficina, se for viajar de carro, fique aqui a conhecer algumas dicas importantes para umas férias sem percalços.

Conheça algumas dicas para garantir uma viagem de carro segura!

Férias de carro

Combustível

Quer seja de férias ou em viagem de trabalho, o automóvel particular continua a ser uns dos meios de transporte preferidos para a grande maioria das pessoas. Assim sendo, ter em conta o trajeto e distância é logo meio caminho andado para que as coisas corram bem. É boa ideia saber se vai ter bombas de combustíveis no caminho. Mas antes que comecem já a gozar com esta dica, como é óbvio, o ideal seria apenas encher o tanque de combustível antes de partir para a aventura.

Model 3

Paragens regulares

Tendo em conta o ponto anterior, paragens em pontos estratégicos para descansar e abastecer poderá fazer com que a viagem seja menos monótona. E claro, 3 ou 4 horas seguidas ao volante dão sempre espaço a algum cansaço… Que claro está, apesar de pensarmos sempre que não irá acontecer a nós, poderá significar férias estragadas.

O ideal aqui será planear a coisa antes de sair de casa, ou seja, marcar pontos estratégicos como escolher um restaurante, bar ou café dentro do trajeto escolhido.

RENAULT MEGANE IV ESTATE E-TECH PLUG-IN (KFB PHEV)

Pneus

Tendo em conta que irá realizar uma grande viagem, a verificação de alguns pontos de segurança é extremamente importante. Assim sendo, a verificação da pressão dos pneus é algo que irá não só garantir segurança, como também garante a poupança no combustível, conforto e previne o desgaste prematuro.

Atenção, num carro pesado as pressões tendem a ser diferentes, o melhor é verificar o manual do seu carro e descobrir as pressões recomendadas. Não se esqueça de verificar o piso dos pneus!

Ford ranger thunder 2020

Verifique também as condições do veículo em geral

Além dos pneus, veja alguns pontos fulcrais antes de iniciar a sua grande viagem para fugir da rotina. Se possível é recomendado verificar o estado do óleo do motor, a bateria e o nível de água, entre outras coisas.



Assim sendo, verifique se tem os documentos do seu veículo para evitar males maiores se for parado numa operação stop.

Férias de carro

Bagageira e peso

Numa longa viagem, o mais normal é acumular objetos ‘à sorte’ na mala do carro. Afinal de contas, muitas das vezes levamos a “casa às costas”! Desde chapéus de sol para a praia até à escova de dentes suplente. Assim sendo, aqui o ideal será fixar o peso de forma a que não ande de um lado para o outro do carro.

Em boa verdade, apesar de não ser algo que todos cumpram, a distribuição do peso simétrica para ambos os lados do carro é o ideal para poupar na suspensão, aumentar a segurança e também o conforto da viagem.

Em suma, a intenção aqui é preocupar-se um pouco no início das suas férias, para aproveitar a sua ‘fuga’ ao máximo.


Férias de carro? Saiba algumas dicas antes de iniciar viagem! – Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário