Inicio Especiais (Especial) Deixar espaço livre no SSD para ter mais performance?

(Especial) Deixar espaço livre no SSD para ter mais performance?

Alguma vez esteve tranquilamente no seu PC, quando começou a notar o sistema a ficar estranhamente lento (ou mais lento que o habitual se for uma máquina antiga), para posteriormente ir verificar o que se passa e reparar que um dos seus discos está perigosamente perto do seu limite de armazenamento?

Estamos a falar de algo que acontecia constantemente no mundo dos discos rígidos mecânicos (HDD), mas será que também acontece com os SSDs? Será que faz sentido deixar espaço livre no SSD para conseguir ter mais performance?



(Especial) Deixar espaço livre no SSD para ter mais performance?

no SSD

Portanto, no mundo dos SSD, não existe a mesma necessidade de desfragmentar ou fazer limpezas como antigamente na era dos HDD. Mas será que existem as mesmas dificuldades com a falta de espaço? Mais ou menos…

A grande maioria dos SSDs modernos tem uma parte reservada denominada de ‘Over-Provision’, de forma a que possa encher todo o espaço disponível sem problemas.


Over-Provision -> Os SSDs são muito similares aos tradicionais HDD em vários aspetos. No entanto, são vastamente diferentes nos componentes internos. Assim, quando um SSD é produzido, a fabricante pode reservar uma taxa fixa de armazenamento para OP (Over-Provisioning), no processo de instalação de firmware. Qual é o objetivo disto?

Basicamente, melhora a performance e durabilidade da drive, devido ao facto do controlador de memória ter mais memória NAND Flash disponível.


Ainda assim, se por acaso tiver um SSD Samsung e tiver instalado o software Magician, talvez já tenha reparado que pode aumentar este espaço OP de 7% para 10%, de forma a aumentar a potencial performance da drive.

Ou seja, ir até ao limite de armazenamento de um SSD não vai ser tão nefasto como era antigamente num HDD. Ainda assim, é sempre boa ideia deixar algum espaço livre. Dito isto, se tem um SSD perto do limite, pode sempre testar esta mesma velocidade com ferramentas benchmark como o CrystalDiskMark ou o ATTO.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

(Especial) Quanto custa um PC ao nível da PlayStation 5?

Quanto custa um PC ao nível da PlayStation 5? - A grande vantagem do mundo das consolas passa pelo facto de serem mais simples,...

Microsoft Edge vai mesmo rebentar com o Google Chrome!

O novo Microsoft Edge está lentamente a chegar a todos os dispositivos através do Windows Update e também vem pré-instalado no update de Outubro...

MIUI 13: veja os smartphones Xiaomi que o vão receber!

Sempre que se fala de uma nova versão do MIUI, a Internet começa logo a ferver. Isto não é de estranhar. É que todos...

Huawei Mate 40/Pro: as informações finais e a data de lançamento!

Têm chegado à Internet muitas informações sobre o Huawei Mate 40. Isto não é de estranhar. Afinal de contas é o próximo grande topo...

Se tem um smartphone Huawei vai mudar de sistema operativo!

Muito se tem falado da Huawei, do Android e de sistemas operativos adicionais. Algo que começou com a embirração de Trump face à gigante...