(Especial) Ainda se lembra das TVs Plasma? O que aconteceu?

Ainda se lembra quando o mundo começou a olhar para os ecrãs planos, em vez das grandes e pesadas CRT? Aliás, eu ainda tenho uma Sony Trinitron no meu sótão, que muito sinceramente, nunca irá sair de lá, porque é grande, é pesada, e é preciso uma grua para a tirar de lá.

Pois bem, a primeira paragem do comboio das TVs de grandes dimensões planas foi nada mais nada menos que o reino das TVs Plasma! Ainda se lembra quando se começou a falar disto? Toda a gente e o seu cão queria uma Plasma em casa, mas na realidade, ninguém percebia muito bem o que era a tecnologia, e quais as suas vantagens ou desvantagens.

Dito isto, da mesma maneira que a tecnologia apareceu, também desapareceu… Afinal de contas, o que aconteceu às TVs Plasma?



(Especial) Ainda se lembra das TVs Plasma? O que aconteceu?

TVs Plasma

Portanto, foi na CES 2014 que ficámos a saber que a tecnologia Plasma tinha os seus dias contados depois de 13 anos no mercado. Algo que muito boa gente não percebeu, porque a tecnologia era boa, as TVs Plasma eram boas.

Por isso, vamos analisar as razões mais importantes para o seu desaparecimento.

1 – Preço

Enquanto a produção em massa atirou os painéis LCD para preços ridiculamente baixos, e tem baixo consideravelmente o custo dos painéis OLED. O mesmo não aconteceu com as TVs Plasma

2 – Panasonic e falhas no marketing das TVs

A Panasonic cometeu vários erros, muitas vezes atropelando-se. Afinal de contas, muitas vezes, a fabricante foi capaz de ter a melhor qualidade de imagem do mercado, ao mesmo tempo que tinha preços bastante interessantes… Mas mesmo assim, foi quase sempre incapaz de convencer os clientes a levar os seus produtos para casa, com os mesmos a preferir produtos que eram na verdade inferiores.

Em suma, a Panasonic não se preocupou em “esmagar a ameaça” quando as primeiras TVs LCD chegaram ao mercado, e isso acabou por se revelar um erro gigante.

Consumidores nunca perceberam as vantagens e desvantagens da tecnologia

Um grande exemplo disto está no consumo de energia das TVs Plasma. Sim, este tipo de TV consome mais energia, mas em comparação a um modelo LCD equivalente? A diferença nem chega a 1 euro por mês. Os clientes pensavam que iam ter de pagar o dobro, ou o triplo daquilo que uma TV LCD gastava mensalmente.

Competição! As Sul Coreanas (Samsung e LG) foram mais fortes!

A Samsung e LG nunca quiseram dar descanso à Panasonic e Pioneer, e como tal, mesmo a perder dinheiro, continuaram a produzir e a vender TVs. A ideia foi não dar espaço para a Panasonic respirar, e a coisa acabou por resultar.

Peso

As TVs Plasma são mais pesadas em relação à concorrência, o que poderá não ser muito importante para o consumidor. Mas é muito importante para o transporte e retalho, visto que é muito mais barato transportar TVs LED ou LCD.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também