Enviar ficheiros enormes grátis? Não há problema!

Firefox Send

Enviar ficheiros de grande dimensão para outras pessoas pode ser complicado. É verdade que a maioria das plataformas de comunicação possuem serviços internos de envio de ficheiros. No entanto, limitam bastante o tamanho máximo dos ficheiros. O Discord, por exemplo, limita as transferências de ficheiros até 8MB, por exemplo. Para dar resposta a este problema, a Mozilla tem vindo a trabalhar numa ferramenta gratuita chamada Firefox Send.

O Firefox Send pode muito bem ser a resposta à transferência rápida e simples de ficheiros grande.

A Mozilla lançou o Firefox Send para teste em agosto de 2017. Aparentemente as coisas correram bem e agora esta solução já está disponível para teste. A ferramenta tem o próprio site, que permite enviar facilmente ficheiros de até 2,5 GB (com uma conta) para os amigos, colegas ou qualquer outra pessoa.

Firefox Send

A pensar na segurança, todas as transferências são totalmente encriptadas. Tudo o que tem de fazer é carregar o ficheiro para o serviço e posteriormente partilhar o link para download com os destinatários. Outro aspeto interessante é que este serviço também permite definir configurações de expiração automática para o link.

Por exemplo, pode configurar o ficheiro que carregou para se destruir após um determinado número de downloads.

Pode também fazê-lo com base num período de tempo predeterminado. Entretanto, se quer realmente ter certeza de que os seus ficheiros não são acedidos pelas mãos erradas pode protegê-los por palavra-passe.

Pode também fazê-lo com base num período de tempo predeterminado. Entretanto, se quer realmente ter certeza de que os seus ficheiros não são acedidos pelas mãos erradas pode protegê-los por palavra-passe.

O Firefox Send é um serviço gratuito (por enquanto). Logo à partida isto é uma boa razão para experimentar. Tudo o que tem de fazer é seguir este link. Depois é só registar-se e carregar o ficheiro pretendido.

Esta é sem dúvida uma boa alternativa a muitos serviços pagos que existem na Internet. Claro que não sabemos se será grátis para sempre. Eventualmente isto não vai acontecer. Ainda assim, considerando que já o experimentámos e que funciona muito bem, vale sem dúvida a pena utilizá-lo enquanto não temos de pagar nada.

Se utilizarem este serviço contamos com o vosso feedback na caixa de comentários.