(Ensaio) Toyota bZ4X: Um elétrico muito fácil de conduzir!

bZ4X: A Toyota é quase um caso de estudo neste mundo automóvel em que a revolução elétrica parece dominar todas as manchetes. Afinal, a Toyota é uma das maiores impulsionadoras da hibridicação do motor a combustão, sendo realmente incrível nessa área da eletrificação.

É também uma fabricante automóvel que tenta meter fichas em tudo o que são alternativas “mais verdes” como é o caso do sempre interessante Hidrogénio.

Mas, sendo uma força da natureza nos híbridos, a realidade é que a Toyota chegou “tarde” ao jogos dos carros 100% elétricos com o seu bZ4X. Ou será que chegou na altura perfeita?

Que carro é este? Vale a pena?

(Ensaio) Toyota bZ4X: Um elétrico muito fácil de conduzir!

Portanto, se porventura quer um SUV elétrico bonito e cheio de tecnologia, o Toyota bZ4X vai ter de entrar na sua lista de potenciais automóveis a comprar. Estamos a falar de um SUV de grandes dimensões que concorre diretamente com outros pesos pesados como é o caso do Nissan Ariya, VW ID.4, Mustang Mach-e e KIA EV6.

Isto é uma opinião um pouco “descomplicada”, mas acredito que este Toyota é capaz de se distinguir ao ser pura e simplesmente… Um carro de gama alta da Toyota. Ou seja, faz exatamente aquilo que um outro qualquer Toyota faz, ao oferecer qualidade de construção, muita tecnologia, e claro, segurança.

Design?

A uma primeira vista, o Toyota bZ4X é um carro estranho, especialmente visto a partir de certos ângulos. Mas, quanto mais o usa, e mais pessoas falam consigo acerca da sua “mais recente aquisição”, mais vai começar a gostar da forma como este pequeno monstro lhe assenta.

É um carro que a uma primeira vista parece um simples SUV, mas que acaba por ser muito mais que isso.

Lá dentro, a única parte que não adorei foi a parte do tablier em que temos o cockpit digital, com o ecrã a parecer demasiado simples e pequeno, num mundo em que temos tantos ecrãs extremamente evoluídos e cheios de informações para nos dar. Porém, a realidade é que o que está lá serve perfeitamente para nos manter informados.

Tudo o resto é impecável, num design muito Asiático, com tudo no sítio certo, com espaço, com aprumo.

A bagageira poderia ser um pouco maior, visto que temos apenas 452 litros de capacidade sem rebater os bancos traseiros.

Performance e Bateria

Quanto à potência, temos 217.5 cv de potencia com uma bateria de 71.4kWh. O que significa isto? Temos um carro ágil, que parece bem mais leve do que aquilo que é na realidade, que nas palavras da Toyota é capaz de fazer cerca de 443 quilómetros com um único carregamento.

Porém, como já deve saber, estas métricas valem sempre o que valem, porque em percursos mistos (Cidade + Autoestrada), estes 443 quilómetros rapidamente se transformaram em 360 quilómetros com o AC Desligado ou 330 quilómetros com o AC Ligado.

Fica até a ideia que com todo este tamanho, a bateria poderia ser um pouco maior, com a autonomia a tocar pelo menos nos 500 quilómetros.

Ainda assim, é um carro extremamente fácil de conduzir, com algum dinamismo à mistura graças ao seu binário instantâneo. Gostei muito de o conduzir, e quem andou comigo durante o ensaio, também só teve elogios para oferecer quanto à suavidade de como tudo acontece dentro do veículo.

Conclusão

O Toyota bZ4X é um veículo 100% elétrico muito interessante, capaz de oferecer uma experiência de condução ao nível da Toyota. O que por si só já é dizer muito.

Porém, apesar de tudo isso ser verdade, fica a ideia de que a fabricante consegue fazer melhor. 

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Comprar telemóvel depois do Verão? Só se tiver isto!

Se escolheu esta altura, ou pelo menos, este ano, para mudar de smartphone então saiba que tem de dar especial atenção a alguns aspetos...

Os motores dos aviões podem funcionar com gasóleo normal?

Tal como na indústria automóvel, há uma variedade de motores de avião concebidos para funcionar com vários tipos de combustíveis. Até mesmo os aviões...

Waze e Google Maps: um é todos os dias e o outro para explorar

O Waze é uma aplicação de navegação GPS dedicada e o Google Maps oferece o mesmo como um dos seus serviços principais. Seja como...

Chegou a hora de trocar a bateria do seu smartphone?

Os telemóveis, sobretudo quando são novos, funcionam sempre bem. No entanto há sempre uma fase em que as coisas ficam mais tremidas. O problema...

O que faz a bateria do seu smartphone inchar?

Um dos maiores perigos que pode resultar do sobreaquecimento do telemóvel é o facto de a bateria poder começar a inchar. Este fenómeno é...

Muito cuidado com o truque viral da ventoinha e gelo!

O calor está a apertar e nesta altura as pessoas recorrem a todos os truques que podem para ter a casa fresca. Uns são...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados