A BYD Ă© um caso sĂ©rio no mercado PortuguĂªs! Acho que nunca se viu uma fabricante a ter tanto sucesso, num espaço tĂ£o curto de tempo. Afinal de contas, apesar do facto de ter chegado hĂ¡ mais ou menos 1 ano, a fabricante jĂ¡ vendeu cerca de 3000 carros no nosso territĂ³rio.
Um resultado tĂ£o bom, que a ambiĂ§Ă£o teve obviamente de crescer para o futuro imediato, com mais modelos a chegar ao nosso mercado, preços apelativos, e claro, muito mais vendas.
Mas isto nĂ£o acontece apenas e sĂ³ porque a BYD oferece alternativas focadas na qualidade-preço. Acontece porque os seus carros sĂ£o de facto muito bons. Sendo exatamente por aqui que temos de começar a falar do Han, um automĂ³vel que nos impressionou de forma quase absurda.
Grita qualidade!
(Ensaio) BYD Han – Qualidade Chinesa Pura!
Portanto, o BYD Han Ă© carro pensado para o luxo, pensado para aquele executivo “old school” que nĂ£o dispensa o seu Audi ou BMW. As suas especificações, tecnologia, design, e qualidade de construĂ§Ă£o, mostram tudo aquilo que a esta recente fabricante Ă© capaz de fazer.
Especificações Técnicas
- MotorizaĂ§Ă£o: 517 cavalos (700 Nm)
- Bateria: 85.4 kWh FLP
- Autonomia: 520 quilĂ³metros.
- Tamanho: 5 Portas // 4995mm * 1910 mm * 1495 mm
- Preço: 70 mil €
BYD continua a crescer!
Como dissemos em cima, a BYD estĂ¡ a impressionar em Portugal, e nĂ£o sĂ³. O que muito se deve ao facto de a BYD, um pouco Ă imagem da Tesla, desenvolver e produzir os seus prĂ³prios componentes, onde temos de salientar a bateria.
É por isso que a BYD estĂ¡ em segundo lugar no mundo dos carros elĂ©tricos, e de facto, foi capaz de ultrapassar a Tesla no terceiro trimestre de 2024.
O Han!
Tivemos um Han ao nosso dispor durante 5 dias, onde tivemos a oportunidade de usufruir de qualidade absurda em cima de 4 rodas.
Sim, os carros mais populares da BYD em Portugal sĂ£o o Seal, e claro, o Atto3, que sĂ£o os mais orientados ao consumo, ou seja, ao condutor casual. PorĂ©m, este Han Ă© diferenciado, Ă© outro nĂvel de qualidade, e a sua capacidade de conduĂ§Ă£o segue nessa mesma exata linha.
Afinal, alĂ©m do facto de ter um perfil de qualidade extrema, temos tambĂ©m um perfil capaz de nos fazer lembrar do Porsche Taycan. PlĂ¡sticos baratos nĂ£o existem no interior, e a atenĂ§Ă£o ao detalhe estĂ¡ em todo o lado. O BYD Han sua elegĂ¢ncia e luxo.
Ainda assim, apesar de ser um automĂ³vel “caro” para a nossa realidade, Ă© muito mais acessĂvel que os seus verdadeiros rivais.
Interior e Tecnologia
Honestamente, apesar de todas as qualidades dos automĂ³veis da BYD, e da integraĂ§Ă£o de vĂ¡rias tecnologias importantes, continuo a achar o software demasiado simples. No fundo, demasiado ChinĂªs.Â
É um ponto em que a BYD tem de melhorar, porĂ©m, ecrĂ£s sĂ£o coisas que nĂ£o faltam, temos ajuda a travagem (dianteira e traseira), alertas de sinais de trĂ¢nsito, um total de 8 sensores de estacionamento, Cruise Control Adaptativo, etc… Felizmente, se Ă© facilmente irritado por avisos sonos (os agora normais “pipipipi”), fique a saber que os pode desativar a partir das definições. PorĂ©m, vai ter de os desativar sempre que ligar o carro.
É tambĂ©m preciso dizer que temos suporte a Android Auto e Apple CarPlay. Por isso, o facto de o software ser “meh”, acaba por ser um nĂ£o assunto. Pode pura e simplesmente utilizar o seu telemĂ³vel, ao mesmo tempo que o carrega nos 2 sĂtios de carregamento sem fios dentro do habitĂ¡culo (15W).
Quanto Ă qualidade interior… É absurda!
Muita qualidade, muita atenĂ§Ă£o ao detalhe, e talvez mais importante que tudo isto, muito conforto. Nunca vai ter aquela ideia tĂ£o Portuguesa de “isto vai descolar tudo ao sol”.
ConduĂ§Ă£o
Temos performance, suavidade e conforto. É o que faz sentido num carro deste segmento, pensado para um utilizador mais exigente, que mete a qualidade acima de tudo.
Se quiser pisar o pedal, o Han vai responder. Mas vai responder com classe. NĂ£o vai bater com a cabeça no banco. Vai dar uma leve batida com a nuca, e vai dizer adeus a quem estava parado ao seu lado no semĂ¡foro vermelho.
NĂ£o vai sentir buracos, pedras, etc… É um carro extremamente robusto, com uma suspensĂ£o incrĂvel. Vai sentir toda a classe nos seus pĂ©s e nas suas mĂ£os.
Consumo e Carregamento
A bateria Ă© de 86 kWh, ficando um pouco atrĂ¡s da capacidade que alguns rivais trazem para o mercado, nomeadamente os rivais provenientes da Alemanha.
PorĂ©m, isto tem uma razĂ£o de ser. A BYD aposta em baterias Blade, por sua vez baseadas na tecnologia LFP (LiFePO). NĂ£o Ă© possĂvel (ainda) chegar Ă s capacidades absurdas que por vezes vemos no mercado, porĂ©m, apesar dessa desvantagem, temos vĂ¡rias vantagens interessantes.
Estas baterias nĂ£o aquecem tanto, podem sofrer danos que nĂ£o causam incĂªndio, e tambĂ©m trazem um ciclo de vida muito superior ao normal, ao estender a garantia de manutenĂ§Ă£o de capacidade atĂ© aos 2000 ciclos de carga-descarga. AliĂ¡s, a BYD atĂ© menciona 5000 ciclos de varga, o que por sua vez traz uma garantia de 8 anos, ou 160 mil quilĂ³metros.
Dito isto, alĂ©m da capacidade ser uma desvantagem, tambĂ©m nĂ£o Ă© possĂvel carregar estas baterias de forma tĂ£o rĂ¡pida face ao que Ă© normal no mercado hoje em dia. De forma muito resumida, a BYD garante carregamentos rĂ¡pidos a 120kW DC, e 6.6 kW AC.
O que nĂ£o Ă© de todo um “deal-breaker”, porque o BYD Han cumpre com os nĂºmeros de autonomia que promete. Ou seja, se andar 10 quilĂ³metros na vida real, Ă© exatamente esse o nĂºmero que vai ver substraĂdo no ecrĂ£ do seu automĂ³vel. SĂ£o 521 quilĂ³metros, que se nĂ£o conduzir com um pĂ© muito pesado, vĂ£o mesmo significar 521 quilĂ³metros percorridos, ou pelo menos um nĂºmero muito perto deste.
ConclusĂ£o
Qualidade de construĂ§Ă£o, design apelativo, e um nĂvel de performance e equipamento acima da concorrĂªncia a um preço mais baixo. O BYD Han Ă© isto! NĂ£o Ă© barato, mas para o que Ă©, Ă© de facto muito mais acessĂvel que a concorrĂªncia direta.
O sistema de infotainmento fica aquĂ©m, mas pode ser corrigido atravĂ©s de atualizações ou uso de Apple CarPlay/Android Auto, o carregamento nĂ£o Ă© impressionante mas cumpre, e por fim, o tamanho do porta-bagagens poderia ser melhor, mas este tambĂ©m nĂ£o Ă© um carro familiar.
Em suma, se fosse um executivo importante, nĂ£o me importaria nada de este carro ao meu serviço.