Encomendas na alfândega? CTT estão agora a enviar cartas!

Alguma vez ficou com uma encomenda presa na alfândega? Se por ventura já passou por isso, sabe que de vez em quando, o processo para retirar uma encomenda do “sistema” de forma a que voltem para o seu caminho, rumo às nossas mãos, nem sempre é muito fácil. Precisando de vários tipos de documentação, e de várias notificações, tanto de um lado como do outro.

No entanto, em 2020 e 2021, é também inegável que as coisas ficaram um pouco mais complicadas! Não por causa das transportadores ou alfândega em si, mas devido ao aumento de e-mails e mensagens SCAM.



Encomendas na alfândega? Os CTT estão agora obrigados a enviar carta

encomenda

Portanto, dizer que a empresa CTT está a ser obrigada a enviar as notificações via correio normal, acaba por ser um pouco engraçado. Até porque na verdade, isto sempre aconteceu, em certos casos.

Mas agora parece que é mesmo a forma preferida de notificar os consumidores que estão à espera de encomendas. Porquê? É uma forma bastante simples de combater os milhares de e-mails e mensagens falsas. Onde entidades maliciosas afirmam ser os CTT, e pedem imediatamente dinheiro para portes de envio, ou taxas de alfândega.

- Advertisement -

Afinal de contas, caso não saiba, nos últimos meses, o que não tem faltado são consumidores a receber mensagens ou e-mails, a indicar a existência de uma encomenda presa na alfândega. Pedindo, claro, um pagamento de alguns euros para que esta siga o seu caminho. Pagamentos completamento falsos, para encomendas que não existem.

Exemplo em baixo:

ctt

Pessoalmente, nos últimos 3/4 meses, já recebi cerca de 30 ou 40 e-mails ou mensagens. O que por sua vez, no meu caso, tem piada, porque tenho sempre encomendas a caminho com dispositivos para teste, que claro está, por vezes, ficam presas na alfândega.

Dito tudo isto, ontem, foi com grande surpresa que recebi uma carta, com o mesmo exato layout dos PDFs que os Correios de Portugal costumam mandar por e-mail. Pendido que vá ao site tratar do processo.

Em suma, é uma solução obviamente eficiente! No entanto, em 2021, ver uma empresa a optar pelo papel, em vez de meios eletrónicos é um bocado triste… Pois também significa um aumento no desperdício.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.