Longe vão os tempos em que os estúdios e publishers de jogos trabalhavam no desenvolvimento de produtos para nichos específicos. Ou seja, quando nomes como Playstation ou Nintendo se dedicavam em exclusivo à criação de jogos para consolas. Enquanto empresas como a Microsoft se dedicavam ao desenvolvimento de software de jogos para PC, isto, sem que nunca estes mundos se cruzassem.
Empresas apostam em plataformas cruzadas para jogos multiplayer
No entanto, como já deve ter percebido, o panorama tecnológico alterou-se visivelmente na maneira como consumimos determinados conteúdos. Nomeadamente, claro, na forma como passámos a jogar a nova geração de títulos.
Afinal, ao contrário do que acontecia no passado, quando os jogadores se agrupavam nas categorias PC ou Consola, o aparecimento de conceitos de portabilidade e ainda a tecnologia de streaming, passou a exigir que os estúdios se focassem na funcionalidades crossplay. Ou seja, cruzar as plataformas no mundo multijogador.
Entretanto, o mundo das consolas também começou a perder terreno, derivado ao aumento da popularidade das plataformas de streaming, como o Twitch, o YouTube Gaming ou a Gosu Gamers. E por isso, precisou de uma mudança de estratégia para conseguir alcançar um público mais amplo, e assim, acompanhar o mercado.
Em suma, atualmente, os jogadores acedem aos seus jogos favoritos em diferentes dispositivos! Como PC, consolas ou até smartphones, conseguido comunicar entre si durante o jogo, sem grandes dificuldades.
Assim, é absolutamente normal jogar online através de um smartphone, com jogadores que estão do outro lado do mundo, estejam eles num outro smartphone, numa consola, ou num PC. Algo que era impensável há 20 anos, quando as consolas estavam no seu auge.
Empresas de renome investem em plataformas cruzadas
Curiosamente, a necessidade de mudança de estratégia começou com a Microsoft e a sua conhecida consola Xbox. Que por sua vez passou a oferecer uma plataforma de jogos ‘cruzada’, onde o que sai para a consola, também sai para o PC, em simultâneo.
Aliás, é uma plataforma que até permite fazer streaming de qualquer jogo do ecossistema, em qualquer plataforma, com a qualidade máxima possível e imaginária desse mesmo título. Estamos a falar de mais de 100 jogos disponíveis, onde podemos também incluir os recentes lançamentos como Halo Infinite ou Forza Horizon 5.
Aliás, no caso específico de Halo Infinite, cuja versão do jogo multiplayer foi lançada recentemente de forma gratuita para as diferentes plataformas Xbox e PC, um verdadeiro sucesso ocorreu, fazendo com que o jogo se tornasse no maior lançamento da Microsoft na plataforma.
Afinal, como disse em cima, o mundo Xbox permite aos jogadores acederem aos seus jogos através da consola ou do PC. Oferecendo ainda a possibilidade de interação entre ambas as plataformas. O que também se tem tornado bastante comum entre plataformas cruzadas de jogos multiplayer para smartphone e PC, onde os jogadores podem aceder, entre outros, a jogos como Throne: Kingdom at War ou Raid: Shadow Legends numa jogabilidade cruzada por meio dos seus PCs ou smartphones.
Curiosamente, é uma tendência tão forte, que também a Sony parece ter seguido os passos da Xbox ao criar o Playstation PC! Provando o desejo da empresa em lançar mais jogos para PC após o lançamento de Death Stranding e Horizon Zero Dawn. Que claro está, antes eram exclusivos das consolas Sony PlayStation. Tal iniciativa demonstra que a empresa pretende chegar a um público mais amplo.
Antes de mais nada, é preciso salientar que o custo de desenvolver um novo jogo é elevado. Daí que, hoje em dia, um dos objetivos principais é que este chegue a um número grande de consumidores. Algo obviamente mais provável se as empresas apostarem em soluções de plataformas cruzadas, permitindo aos jogadores aceder ao jogo a partir de diferentes dispositivos.