EMEL quer mais dinheiro. Elétricos de borla? Não pode ser

Se há coisa que detesto com todas as minhas forças, é a forma como a EMEL atua em Lisboa. Desde os tempos de faculdade, que era pagar ou pagar. Por muito barato ou caro que fosse. Não havia um meio termo.

Sim, eu entendo que é preciso haver lugares pagos para controlar a circulação de automóveis nas grandes cidades. Mas o domínio que a EMEL tem, e expansão que tem feito… é qualquer coisa de absurdo. Especialmente porque por vezes temos de pagar uma pequena fortuna, e se alguma coisa acontecer ao teu carro… Bem… Azar!

Pois bem, a EMEL acha que anda a perder dinheiro com o crescimento da popularidade dos carros elétricos. Por isso, uma das grandes vantagens de ter um carro elétrico parece ter os dias contados.

EMEL quer mais dinheiro. Elétricos de borla? Não pode ser!

Fonte: Câmara de Lisboa

Antes de mais nada, é preciso ter em conta as vantagens que os carros elétricos ainda têm em Portugal.

Estamos a falar de poupanças fiscais (isenção de ISV e IUC), redução nos custos de combustível e manutenção, incentivos governamentais na compra, benefícios municipais (estacionamento gratuito/descontos), e menor impacto ambiental. Entretanto, as empresas também beneficiam de isenção de tributação autónoma e IVA dedutível, tornando-os uma opção mais económica a longo prazo.

Noutros tempos, também foi possível ter acesso a carregamentos gratuítos em postos públicos, mas isso já deixou de ser uma coisa em Portugal há vários anos.

Ainda assim, uma das vantagens que se tem mantido é mesmo a hipótese de estacionar em qualquer lado, de forma gratuíta ao longo de todo o ano. Bem, não é bem 100% de borla, é preciso pagar o dístico verde (12€ por ano).

Tem-se mantido, mas vai acabar. Isto porque a EMEL acha que há demasiados carros elétricos a circular em Lisboa, e como tal, esta medida começa a ter impacto nas receitas anuais da entidade responsável por gerir o estacionamento público pago e parques em Lisboa, supervisionar infrações, e implementar soluções de mobilidade inovadoras.

Quando vai acabar? Ainda não sabemos, mas já se começa a falar do assunto. Aliás, fica a ideia de que pode ser o início dos grandes benefícios dos carros elétricos. Algo que… Talvez não faça muito sentido, porque a adoção não é assim tão massiva quanto isso.

Pedro João Oliveira
Pedro João Oliveirahttps://www.facebook.com/PagarOuContestar/
Licenciado em Direito em 2006, jurista de profissão. Responsável pela página dedicada à defesa do automobilista, Pagar ou Contestar.

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