Play Store: vai ficar mais seguro quando eliminar uma aplicação!

Algumas aplicações e jogos requerem a criação de uma conta, mas livrar-se dessa conta pode ser um problema. Felizmente, a Google está a tornar as coisas um pouco mais fáceis. Assim a segurança no Android fica mais garantida quando eliminar uma aplicação.

Play Store: vai ficar mais seguro quando eliminar uma aplicação!

A atualização do sistema Google de fevereiro de 2024 inclui uma adição bem-vinda à Play Store (v39.7). Mais especificamente, a Google diz que os utilizadores podem agora solicitar mais facilmente a eliminação de uma conta ou de dados.

“Pode agora solicitar a eliminação de dados e contas a partir da página Detalhes da aplicação, dando um clique num link direto para o site do Programador”, lê-se num excerto do changelog.

eliminar uma aplicação

Esta não é a primeira vez que ouvimos falar desta mudança. No ano passado, a Google informou os programadores que as aplicações que suportam a criação de uma conta devem permitir que os utilizadores eliminem essa conta e os dados associados através da referida aplicação e da Web. Na altura, a empresa publicou um exemplo deste processo.

- Advertisement -

De qualquer forma, esta é uma adição há muito esperada, mas ainda assim uma melhoria notável para a privacidade. Mas esperamos que mais programadores de aplicações ofereçam também uma solução na aplicação, caso ainda não o tenham feito.

Isto é algo que parece muito simples mas na realidade é mais importante do que parece. Muitas pessoas quando instalam alguma app que não lhes agrada ou que posteriormente consideram suspeita removem-na do smartphone e ficam descansadas. O problema é que podem ter criado uma conta na própria aplicação que fica ativa e até pode levar a custos extra.

É por esse motivo que este botão se torna muito importante. Assim está a garantir que para além de remover a app, os criadores se vão livrar de quaisquer dados seus. Ou seja é algo que fazia mesmo falta. Sobretudo para tornar o processo de esquecimento mais simples.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.