Anuncia na Leak comercial@leak.pt
AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Eletricidade: faça isto e poupe mais de 15 Euros por mês!

por Bruno Fonseca
11 de Novembro, 2022
em Especiais
Tempo de leitura: 3 minutos de leitura
1
Eletricidade poupe, reduzir a conta da luz
Seguir no Discover Adicionar como fonte preferida

Ninguém quer gastar dinheiro com eletricidade desnecessariamente. No entanto todos acabamos por o fazer. A questão é que é muito fácil conseguirmos poupar e até metermos muito dinheiro ao bolso. Na prática é só acabarmos com os vampiros de energia que temos em casa. É verdade que na maioria das vezes não pensamos em desligar nada ou em termos certos comportamentos. No entanto a verdade é que se fizermos algumas coisas podemos poupar mais de 15 euros por mês em eletricidade! É dinheiro. Em alguns casos esta poupança pode ser maior.

Eletricidade: faça isto e poupe mais de 15 Euros por mês!

A verdade é que os nossos equipamentos ainda usam energia mesmo quando estão desligados.

Nestes há uns piores do que outros.

Na lista dos piores temos os dispositivos que têm luzes indicadoras de que estão em stand-by. Claro que nos lembramos logo dos aparelhos de televisão e boxes de TV. Mas há outros que são verdadeiros sugadores de energia. Computadores que foram simplesmente colocados em modo de hibernação, monitores em stand by e aparelhos inteligentes que estão sempre ligados à Internet. São chamados os vampiros de energia.

playstation, desligar ficha

Mas quanto podemos poupar?

A maioria das pessoas não tem noção disto. Mas a verdade é que os dispositivos em stand by consomem cerca de 10% de toda a luz que gastamos. Ora 10% é muito. De facto há equipamentos que dadas as suas características acabam por gastar 50 vezes mais energia em standby do que aquilo que vão gastar ao longo de todos os anos em que os tivermos ligados. Eventualmente aqueles que utilizamos menos mas que ainda assim estão ligados à ficha. Na prática o cálculo final do preço que podemos poupar varia muito de acordo com aquilo que temos ligados à ficha em standby. Umas pessoas têm computadores, consolas, aparelhos inteligentes, computadores, tvs e muito mais enquanto outras têm só uma TV e uma box. Assim é difícil dar-se um cálculo mais preciso.

desligar ficha

No entanto, em média uma pessoa pode poupar entre 8 a 10 Euros só por desligar os equipamentos da ficha! Eu tinha avisado que era podia ser muito dinheiro. Mais uma vez quero frisar que isto depende do que tivermos em casa.

Como resolver a situação

O primeiro passo é, naturalmente, desligar qualquer coisa que não seja ativamente utilizada ou não seja utilizada frequentemente. Um exemplo de dispositivos que poderiam ser facilmente desligados incluem televisores, boxes e consolas. O mesmo deverá ser feito com carregadores e até com luzes que são mais decorativas do que outra coisa.

No entanto, desligar e voltar a ligar tudo diariamente pode ser algo aborrecido. Especialmente quando temos a tomada atrás do móvel, ou noutro de sítio de difícil acesso. Assim mais vale comprar aquelas extensões que têm um interruptor e colocá-la num sítio acessível. Depois é só ligar lá tudo. Deste modo consegue ligar e desligar facilmente. Claro que poderia também recomendar aquelas tomadas com temporizador mas assim estaríamos a poupar num lado para gastar noutro.

Tenha também atenção às luzes. Mais vale termos, por vezes, um candeeiro na sala ligado com luz LED e deixarmos as luzes do teto desligadas, até porque normalmente são mais do que uma.

Subscrever newsletter Recebe os melhores artigos da Leak no teu email
Partilhar234EnviarPartilhar41PartilharSummarize
Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Artigos relacionados

Combustível low cost motor, abastecer em pré-pagamento

Combustíveis vão baixar. Adivinhas quanto?

por Nuno Miguel Oliveira
57 minutos atrás

Ainda não estamos na sexta-feira para fazer estimativas daquilo que vai acontecer na segunda que vem. Mas, o petróleo caiu (e muito) nos mercados internacionais. Aliás, à hora...

O que é a bandeira roxa na praia e o que tens de fazer se a vires

por Ana Oliveira
4 horas atrás

A bandeira verde, a amarela e a vermelha toda a gente conhece. Mas há outras bandeiras nas praias portuguesas que muito poucos sabem interpretar e a bandeira roxa...

Não volto a ser “roubado” na compra de óculos. Acabou!

por Nuno Miguel Oliveira
8 horas atrás

Há alguns dias atrás, escrevi um artigo a falar da minha falta de sorte (ou jeito) na compra e manutenção de óculos, sejam eles graduados para o dia...

A internet está louca? Aplicações falsas de compras dão “pica”!

por Nuno Miguel Oliveira
1 dia atrás

Se passas muito tempo agarrado ao smartphone, de certeza que já deste por ti a fazer o tradicional doomscrolling nas redes sociais ou a saltar de aplicação em...

Ler todos os comentários
  • Sobre
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Termos e Condições
  • Política de Cookies
  • Contactos
Anuncia na Leak
comercial@leak.pt

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Adicionar como fonte preferida
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções

Leak@2026 - Todos os direitos reservados