É assim que enche os pneus do seu carro com segurança!

As pessoas tendem a não pensar na pressão dos pneus até que a luz acenda. É algo que pode mexer com os seus planos para esse dia. No entanto isto é algo que tem de se levar a sério e com algum rigor. A pressão dos pneus é mais do que o facto de o pneu estar visivelmente descaído. É que um pneu sem a pressão adequada é um dos hábitos que pode reduzir a vida útil do mesmo. Pode desgastar a borracha mais rapidamente, aumentar o consumo de combustível e afetar negativamente a condução. Dito isto, é assim que enche os pneus do seu carro com segurança!

É assim que enche os pneus do seu carro com segurança!

Este não é um facto que a maioria dos proprietários de automóveis tenha memorizado, tal como a marca e o modelo, mas a medida dos BAR pode ser facilmente encontrada num autocolante no interior da porta do condutor (normalmente nos automóveis mais recentes) e, se não for o caso, está sempre no manual do proprietário.

Para determinar a pressão dos pneus, é necessário um medidor de pressão dos pneus, disponível na maioria das estações de serviço ou lojas de peças de automóvel. A fricção rápida e o calor da condução afectam a medição, pelo que é melhor esperar até que os pneus estejam frios, como logo pela manhã, ou pelo menos três horas depois de ter conduzido.

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A new tire is placed on the tire storage rack in the car workshop. Be prepared for vehicles that need to change tires.

Verificar a pressão dos pneus com o manómetro é muito mais simples do que lembrar-se de o fazer. Depois de retirar a tampa da válvula de ar, é melhor, antes de qualquer outra coisa, colocá-la num local seguro, pois qualquer condutor sabe que tem tendência a rolar para longe à mais pequena rajada de vento. Em seguida, coloca-se o manómetro de pressão de ar contra a haste, sabendo que o fez corretamente quando se ouve o som suave do ar a sibilar. Tanto um manómetro de pressão de pneus manual como digital servem para o efeito.

No manual, um mostrador normalmente aponta para o número, e um digital apenas o apresenta.

Depois de o comparar com o recomendado, terá obviamente de libertar algum ar. Ou entãos adicionar algum, a menos que seja uma daquelas raras ocasiões em que a pressão está correcta.

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Para encher, coloque o bocal do compressor de ar na haste da válvula do pneu. Assim pode fluir automaticamente após a inserção ou requerer o acionamento de uma alavanca. Em qualquer dos casos, saberá que está a funcionar quando ouvir o ar a fluir. Conseguir a pressão de ar exacta recomendada é difícil à primeira tentativa, por isso, continue a verificar a pressão até que fique alinhada.

Se, em vez disso, for necessário esvaziar o pneu, pode pressionar o pequeno ponto na parte de trás do medidor de pressão dos pneus no pino da haste da válvula ou, em vez disso, pressioná-lo com uma chave de fendas, altura em que ouvirá o ar a sair. É um processo que demora menos tempo do que se pensa. Na verdade, deve verificar a pressão dos pneus do seu carro uma vez por mês. Isto acabará por fazer com que saiba de cor a pressão recomendada.

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Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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