DuckDuckGo: concorrente da Google tem mega-crescimento!

O motor de busca especialmente focado na privacidade, DuckDuckGo, continua a crescer rapidamente. De facto, em janeiro chegou aos 102 milhões de pesquisas por dia. É um grande número especialmente se considerarmos que um dos grandes concorrentes é a Google. Na prática, o DuckDuckGo constrói a base de dados através de um sistema de recolha próprio e outros parceiros como a WikiPedia e o Bing. Ou seja, não são utilizados quaisquer dados da Google.

DuckDuckGo: concorrente da Google tem mega-crescimento!

Entretanto o que torna este motor de busca tão interessante é que ele não regista as suas pesquisas para criar um perfil de utilização. Para além disso não partilha qualquer informação com outros parceiros, incluindo redes de publicidade.

Este motor de busca explica que quando fazemos uma nova pesquisa, partimos sempre de um histórico em branco. Ou seja é como se nunca o tivéssemos utilizado.

DuckDuckGo

Com as pessoas cada vez mais preocupadas com a privacidade, o número de utilizadores do DuckDuckGo está a crescer a olhos vistos.

O site BleepingComputer refere que este motor cresceu 62% por cento em pesquisas em 2020. Entretanto, em Janeiro de 2021, está com uma média de 90 milhões de pesquisas por dia. No dia 11 de Janeiro chegou aos 102 milhões, o que é um belo número.

As falhas de segurança são responsáveis por este aumento de utilizadores

Cada vez há mais falhas de segurança e roubo de dados. Assim é normal que as pessoas estejam sempre à procura de novas formas de estarem seguras na Internet. O princípio é simples. Quanto menos souberem melhor é. Assim o DuckDuck Go torna-se numa excelente opção.

Curiosamente as informações mais recentes sobre a política de utilização de WhatsApp também tiveram efeito na base de utilizadores deste motor de busca alternativo.

Neste momento e de acordo com o StatCounter, o aumento generalizado já colocou o DuckDuckGo como o segundo motor de busca mais utilizado em dispositivos móveis em países com os Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e Austrália.

Escusado será dizer que a Google comanda em todo o lado. Nos Estados Unidos, por exemplo, tem uma taxa de utilização de 94%. O DuckDuck Go tem 2.25% no mesmo território. A ele segue-se o Yoahoo com 1.94%.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também