Com tantos vizinhos num prédio e às vezes com alguns utilizadores mal intencionados à mistura é comum acabarmos por ter mais do que uma rede Wi-Fi com o mesmo nome. Escusado será dizer que isso pode levar a alguns problemas. Já tinha pensado nesta questão? Afinal o que acontece se existirem duas redes Wi-Fi com o mesmo nome?
Como sabe depois de se ligar uma vez a uma rede Wi-Fi com um determinado SSID, o seu dispositivo irá geralmente tentar ligar-se a SSIDs com esse nome no futuro.
As coisas tornam-se mais complicadas se existirem várias redes Wi-Fi com o mesmo SSID. Se estiverem na mesma área – por exemplo, duas redes com o nome “Casa” – alguns dispositivos tentarão ligar-se automaticamente à rede com o sinal mais forte, enquanto outros tentarão ligar-se à primeira rede que virem.
Naturalmente, se as redes com o nome “Casa” tiverem palavras-passe diferentes, o dispositivo só conseguirá ligar-se com êxito a uma delas. Por isso, se utilizar o mesmo SSID que o seu vizinho, é provável que ambos tenham problemas de ligação até que um de vocês o altere.
Como escolher e alterar o SSID
Deve escolher um SSID exclusivo, especialmente se viver perto de muitas outras pessoas – por exemplo, num edifício de apartamentos. Isso evitará problemas de ligação.
Também não deve expor informações pessoais, como o seu nome ou endereço, num SSID, uma vez que qualquer pessoa nas proximidades pode ver essas informações. Lembre-se de que está a transmitir esse SSID a todos os que se encontram nas proximidades. Um nome de rede Wi-Fi engraçado é melhor do que um nome pessoal revelador.
Para alterar o SSID numa rede que controla, terá de aceder às definições do seu router, iniciar sessão com credenciais de administrador e alterar o SSID ou o nome da rede Wi-Fi.
Geralmente, isto implica aceder à interface Web do router e alterar as definições de Wi-Fi.