Barra de endereço passou para a parte inferior do Chrome

Ligações rápidas

A Google experimentou uma barra de endereço inferior para o Chrome há alguns anos. Agora a empresa finalmente tornou-a oficial. No entanto, apenas no iOS. Assim a Google anunciou que, a partir de hoje, é possível mover opcionalmente a barra de endereço de cima para baixo. A opção apareceu pela primeira vez há alguns meses, mas ainda estava escondida atrás de uma flag experimental.

Barra de endereço passou para a parte inferior do Chrome

A Google explica que, para mover a barra de endereço para baixo, basta premir longamente a barra e escolher uma nova opção Mover a barra de endereço para baixo que se junta ao botão Copiar URL existente. Para voltar a movê-la para cima, pode seguir as mesmas instruções. Existe também uma nova secção da barra de endereço no menu de definições do Chrome que controla a mesma coisa.

Se a opção ainda não aparecer para si, provavelmente terá de esperar por uma atualização na App Store. Neste momento a flag chrome://flags/#bottom-omnibox-steady-state que podia utilizar para forçar a barra de endereço inferior em versões anteriores já não aparece.

Uma novidade interessante

Com a opção ativada, continuará a encontrar os botões de navegação habituais na parte inferior (voltar, avançar, novo separador, alternador de separadores e o menu de transbordo) com a barra de endereço posicionada mesmo em cima deles como refere o site AndroidPolice. Também continua a ser possível deslizar para a esquerda e para a direita na barra de endereço para alternar rapidamente entre separadores adjacentes, o que também pode ser feito no Safari (e também no Chrome no Android). De facto, a interface baseada na parte inferior do Chrome é quase idêntica à abordagem do Safari.

Há muito tempo, a Google experimentou uma interface baseada na parte inferior do Chrome para Android. Passou por muitas versões diferentes e teve vários nomes de código (sendo Chrome Duet o mais recente). No entanto nunca passou de uma fase experimental. Algumas versões chegaram a ter o aspeto atual do Chrome para iOS, com a barra de endereço na parte superior e opções extra, como um botão de partilha e o alternador de separadores, na parte inferior. A Google acabou por manter o design baseado no topo no Android, com os últimos vestígios do Chrome Duet eliminados em 2020.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados