Num mundo automóvel em que tudo parece igual, eis que a DS parece ter percebido que tem de fazer algumas coisas diferentes para conseguir saltar à vista dos consumidores. Sendo exatamente por isso que o DS Nº8, além de muitas tecnologias muito interessantes, faz um completo “all-in” na autonomia elétrica para se separar de todos os outros carros elétricos.
Mas… Será que chega? Especiamente em uma altura que a BYD começa a crescer de forma quase absurda, temos uma Tesla a renovar gamas, e todas as fabricantes estão a apostar forte e feio no mercado elétrico. Vamos por partes!
DS Nº8 promete 750 quilómetros puramente elétricos. All-In!
Portanto, o DS Nº8 é o primeiro carro elétrico da marca que chega ao mercado apenas e só focado neste mercado. Este automóvel só vai aparecer em versões 100% elétricas, e como tal, vem com otimizações que seriam impossíveis de alcançar se não fosse este o caso.
Aliás, após uma explicação da fabricante, é impressionante o nível de detalhe a que a DS foi para conseguir alcançar a prometida autonomia de 750 quilómetros da versão com mais bateria deste automóvel. É mesmo para dizer… “Grão a grão, enche a galinha ao papo”. Porque, para chegar a esta autonomia, a DS foi acumulando inovações técnicas em cima de inovações técnicas, somandos quilómetros em cada pequeno pormenor.
Este DS Nº8 tem entradas de ar que apenas abrem quando é de facto necessário, para garantir que a eficiência aerodinâmica é sempre a melhor possível. É um design inteligente, que curiosamente nem traz compromissos estéticos. Uma missão (bem) cumprida por parte da fabricante.
Que carro é este?
Antes de mais nada, é preciso dizer que o DS Nº8 aparece no mercado para ocupar a posição do “velhinho” DS 9. O que faz sentido, visto que o antigo automóvel Premium não teve uma vida fácil no mercado Europeu. Aliás, podemos dizer que é exatamente por isso que a estratégia é um pouco diferente, naquilo que é uma própria DS de cara lavada.
É exatamente por tudo isto que o Nº8 aparece com uma filosofia de design baseada em vários elementos que não deixam ninguém indiferente, isto com um grande foco na dianteira iluminada, e um interior cheio de detalhes luminosos extremamente interessantes.
Interior!
Já que se fala no interior, temos de dizer… É mesmo “à grande e à francesa!”. O habitáculo grita luxo, com uma atenção ao detalhe que é hoje em dia rara no mercado automóvel.
Sim, existem alguns plásticos mais duros ou ásperos, mas a qualidade de construção aparente é de facto muito boa, a fazer lembrar outros tempos do mundo automóvel Alemão. Aliás, os bancos até aquecimento para o pescoço têm… O que dizer sobre isto?
Temos também de deixar uma palavrinha para o centro de multimédia composto por um ecrã de 16” e um outro de 10.25”. Onde o som é figura de destaque graças a 14 altifalantes assinados pela FOCAL.
Motorizações
Este automóvel aparece em três versões 100% elétricas, que por sua vez começam nos 230cv, e vão até aos 350cv. Atenção às potências dentro dos (), que refletem as potências de pico (quando a bateria está acima dos 90%).
A autonomia vai dos 575 até aos 750 quilómetros. Ou seja, temos aqui um dos automóveis com maior autonomia de bateria do mercado.
Preço
Os preços ainda não estão fechados, porém, é esperado que arranque abaixo dos 65 mil euros. O que pode parecer um valor alto, mas que faz todo o sentido para o carro que é. As pré-encomendas começam em Março, e as primeiras unidades devem começar a chegar às estradas Portuguesas no final do verão.