Dormes 8 horas mas mesmo assim acordas cansado?

Isto é daqueles temas que muita gente desvaloriza até começar a sentir na pele. Porque no papel está tudo certo. Horário certinho, boa alimentação, nada de noitadas, ginásio a horas decentes, rotina estável, nada de exageros.

Mas, mesmo assim acordas cansado… Todos os dias.

Eu sou uma dessas pessoas, e de facto, quando vou às press trips de tecnologia e carros, durmo quase sempre melhor na cama do hotel, do que na minha própria casa. É estranho não é? Dormir melhor fora de casa? Longe da tua própria cama?

Pois bem, muitas vezes a culpa está ar, no ruído, na temperatura, ou até cheiro e partículas no ar.

Dormes 8 horas e acordas cansado? Existem muitas razões, e até podes usar tecnologia para perceber o que está a acontecer.

Antes de mais nada, faz todo o sentido arranjar um sensor de CO2, que são baratos, para perceber se o teu quarto tem, ou não, boa ventilação. Deixar tudo fechado porque está frio na rua pode parecer inteligente, mas ao longo da noite vai ser mau para ti, em especial para o teu sono.

Depois, deves também aproveitar as funcionalidades de identificação de ressonar dos smartphones e relógios modernos, para perceber se isto está a afetar a tua respiração. É normal acordar sempre mais cansado porque não respiras como deve de ser.

Além de tudo isto, andares no telemóvel, portátil, etc… Nas horas antes de ir dormir, sem qualquer defesa a luz azul, não é, nunca, uma boa ideia.

Depois temos outras dicas, menos tecnológicas.

O colchão tem 10 anos. Faz diferença? Faz, mas não é garantia de nada

Um colchão com quase 10 anos pode estar perfeitamente ok, ou pode estar completamente morto por dentro sem tu perceberes. Depende do tipo, do peso que levou em cima durante anos, do uso e até da humidade.

Se o colchão já perdeu apoio, começou a criar “covas”, ou acordas com sensação de corpo partido, então sim, trocar pode mudar muita coisa. Mas quando o sintoma é “acordo cansado”, muitas vezes o culpado nem é o colchão. É a qualidade do sono, e isso pode estar a ser destruído por outras coisas bem mais básicas.

Porta fechada, quarto fechado, e o teu corpo a respirar o mesmo ar horas a fio

A dica do CO2 é daquelas que parece teoria da internet… até começares a ligar os pontos.

Dormir com a porta fechada e o quarto sem ventilação pode fazer os níveis de dióxido de carbono subirem a valores parvos durante a noite. E isso pode traduzir-se em acordar pesado, com dores de cabeça, sensação de sono “vazio” e até stress fisiológico sem motivo aparente.

Aqui temos um detalhe importante! Abrir a janela durante o dia não significa que o quarto esteja ventilado à noite. Se fechas tudo para dormir, voltas ao mesmo problema.

A parte boa é que isto tem solução, mesmo que não seja imediata

Se já fizeste tudo e continuas cansado, bem… Deves ir mais longe. Fazer análises, ir a um especialista. Há espaço para tudo.

Ainda assim, na grande maioria das vezes, basta acabar com o telemóvel antes de dormir, ventilar bem o quarto, não beber café à noite, etc…

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também