A DIGI está finalmente a chegar ao mercado Português, depois de vários meses de negociação, montagem de equipamentos, infraestrutura, e até de aquisições como aconteceu com a NOWO.
O prazo limite para os serviços ficarem online está fixado em Novembro, uma data que tem sido aceite pela grande maioria dos consumidores, mas que é considerada tarde pela própria DIGI. Afinal, já existiam planos de lançamento no primeiro semestre de 2024.
Porém, as muitas barreiras que as outras operadoras, e outras entidades, levantaram… Acabaram por atrasar o lançamento até aqui.
Barreiras que, caso não saiba, continuam a fazer das suas.
DIGI em Portugal tem a cobertura de fibra em risco!
Portanto, com o lançamento a aproximar-se a passos largos, temos cada vez mais informações acerca de tudo aquilo que a DIGI vai ser, ou não, capaz de oferecer no início da sua aventura no mercado Português.
Ou seja, já sabemos que os equipamentos que estão agora a ser instalados nos testes não vão ser os finais. (ONT + Router passa para solução AIO – All in One). Por enquanto ainda não existem preços oficiais, apesar de existirem rumores – Link. Ainda não se sabe nada sobre a NOWO, ou seja, se a operadora vai ser absorvida, ou se vai continuar a atuar em nome próprio.
Por fim, temos o pedaço de informação mais importante… Ainda não há acordo com a DST Telecom. O que significa isto?
Os Portugueses gostam muito de falar em Fibra Rural, mas isso não existe.
O que existe são empresas como a DST Telecom, um operador grossista de fibra, que por sua vez aluga a rede para transporte e distribuição de sinal aos operadores que queiram alugar.
É uma empresa, entre outras, que opera essencialmente em territórios de baixa densidade populacional, onde os operadores não investiram com a sua própria infraestrutura de fibra ótica.
Dito isto, a DST é muito provavelmente o maior operador deste tipo, e como dissemos em cima, ainda não chegou a acordo com a DIGI. Por isso, se porventura vive numa localização com menor densidade populacional, é muito provável que não tenha acesso à DIGI logo no início da sua campanha.
Pode ver o mapa da cobertura da DST aqui.
- Nota: Existem localizações com fibra DST e de outras operadoras. Ainda assim, é esperado que 800 mil consumidores fiquem de fora do lançamento devido à incapacidade de chegar à acordo.
Antes de mais nada, tem acompanhado a DIGI nestas últimas semanas? Está interessado? Partilhe connosco a sua opiniao na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!