Quarta-feira, Julho 9, 2025

DIGI baixa preços e oferece mais dados em Espanha. E cá?

Sim, é possível baixar preços! Parece uma ideia complexa porque em Portugal o sentido costuma ser sempre para cima, mas é de facto possível ter lucros, e depois premiar os atuais e futuros clientes, para fazer com que a empresa seja ainda mais competitiva.

A DIGI está a ser um exemplo em Espanha, por várias razões!

DIGI baixa preços e oferece mais dados em Espanha. E cá?

Portanto, antes de mais nada, não é de esperar que a DIGI baixe os preços em Portugal, porque a sua oferta já é extremamente competitiva. É algo que vamos comentar mais em baixo neste texto. Aliás, os preços de lançamento eram mais apelativos face aos de Espanha, e mesmo com estas mexidas, a DIGI em Portugal continua incrível aos olhos de todos.

digi baixa preços e oferece mais dados em espanha. e cá? digi baixa preços e oferece mais dados em espanha. e cá?

Isto acontece porque enquanto a rede DIGI Portugal (Móvel e Fibra) é montada e mantida pela própria, em Espanha as coisas já não funcionam assim. A DIGI em Espanha aluga antenas e fibra, algo que a DIGI também tentou fazer em Portugal, porém, por razões que ninguém sabe… Nunca conseguiu. Ainda assim, houve espaço para melhorias.

Ou seja, enquanto por cá ainda se discute se 5GB por 5€ é uma pechincha ou não, em Espanha a DIGI voltou a fazer o que ninguém esperava: baixou os preços e aumentou os dados móveis, e fê-lo para todos os clientes, automaticamente, sem que ninguém tivesse de pedir nada.

Mais incrível ainda? Foi a segunda vez em menos de sete meses.

Porém, é preciso dizer que esta mudança não veio do nada.

A DIGI Espanha está em processo de deixar de ser um operador virtual (MVNO) para passar a ter rede própria (MNO), depois de ter ficado com espectro que era da MásMóvil, numa imposição da Comissão Europeia para autorizar a fusão entre esta e a Orange.

Assim, com mais controlo sobre a infraestrutura, mais capacidade de negociação e maior independência da Movistar, é natural que os preços baixem. É o mercado a funcionar! Isto, claro, quando é bem regulado.

Mas e em Portugal?

Por cá, a história é diferente. A DIGI até tem dos tarifários mais competitivos do mercado, mas não tem mexido tanto como em Espanha.

A verdade é que os preços continuam baixos, e os planos como os 50GB por 4€ com chamadas ilimitadas continuam a ser difíceis de bater. Ainda assim, os utilizadores sentem algumas limitações na cobertura em zonas mais afastadas e, sobretudo, no roaming, onde até em países com presença DIGI, como Espanha, a experiência é inconsistente.

O serviço de apoio ao cliente também tem deixado a desejar, e há relatos de dificuldades em cancelar serviços ou resolver situações simples.

Mesmo assim, convém lembrar: a DIGI Portugal já tem rede própria, ao contrário da congénere espanhola que ainda depende da Movistar. Ou seja, a evolução está a ser rápida, e deverá manter-se assim.

Se a DIGI está a mostrar em Espanha que os preços podem descer, em Portugal já provou que se pode fazer muito com muito pouco, e que até há espaço para fazer mais e melhor. Falta só garantir que o serviço acompanha o preço. Porque o mercado precisa de concorrência séria, e não de monopólios disfarçados.

Em suma, para o consumidor, tudo isto só pode ser uma boa notícia.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também