Como já deve ter percebido, a Vodafone, MEO e NOS deram mais força às suas submarcas low-cost AMIGO, UZO e Woo ao longo de 2024, para tentar combater a DIGI no início da sua aposta. Aliás, é até um truque psicológico, porque ver a concorrência no lado das low-cost, faz com que os Portugueses comecem a associar a DIGI como uma marca low-cost, em vez de algo igual às 3 grandes.
Mas, na realidade, a DIGI (ainda) é uma operadora Low-Cost. A cobertura e serviços ainda não estão ao mesmo nível, sendo exatamente por isso que é uma boa ideia olhar para tudo aquilo que cada operadora neste novo mundo do “low-cost” é capaz de oferecer em Portugal.
DIGI, Amigo, UZO e Woo: Comparação das Low-Cost
Portanto, como é óbvio, quando a DIGI aparece com Internet de Fibra Ótica de 1Gbps a 10€, e tarifários móveis com 100GB de dados a 4€, depois de décadas a pagar valores extremamente inflacionados… É normal que os consumidores comecem a saltar para o comboio da DIGI.
Porém, a realidade é que as 3 grandes já puseram as suas submarcas low-cost ao mesmo nível da nova operadora, e como tal, é uma excelente ideia olhar para aquilo que cada uma oferece, porque no fundo, o que nos interessa é ter o melhor serviço possível ao melhor preço.
- Nota: A velocidade máxima da DIGI não é de 150Mbps. É possível chegar aos 300Mbps em zonas com boa cobertura 5G. Porém, é esta a velocidade que a DIGI promete no seu próprio website.
- Nota 2: Todas as operadoras à exceção da DIGI oferecem app ou portal de cliente.
Dito tudo isto, apesar do facto de ficar a ideia de que as concorrência quer oferecer exatamente o mesmo que a DIGI, ou ligeiramente aquém, a preços parecidos.
A realidade é que existem realmente algumas diferenças entre as 4 operadoras focadas no Low-Cost em Portugal.
Afinal, apenas a DIGI e a Amigo (Vodafone) são capazes de oferecer velocidades simétricas, apenas a DIGI tem CGNAT ativo, e de facto, é a operadora que oferece mais canais (com negociações em curso para aumentar ainda mais a sua oferta).
Porém, a sua Box de TV é DVB-C e não Android, o que poderá ser um ponto negativo para quem dá muito valor a este factor.
Entretanto, na rede móvel, a DIGI ainda não é a operadora que oferece maiores velocidades, nem oferece a possibilidade de eSIM. Mas a velocidade é um ponto estranho de discussão! Isto porque a DIGI oferece mais que os 150 Mbps da imagem. Além disso, se a Amigo (Vodafone) quiser, também pode oferecer muito mais que os 150 Mbps.
Vale também a pena salientar que cobertura também não é a melhor fora das zonas de maior densidade populacional no lado da DIGI. O que obviamente não acontece com as restantes rivais.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.