Diablo IV (Beta) – As Primeiras Impressões!

Stay awhile and listen… Caro leitor. Está na hora de experimentar finalmente esta nova etapa na saga de Diablo. Uma etapa especial, visto que depois da desilusão que foi Diablo Immortal (na minha opinião mais Immoral que Immortal), muitos fãs ficaram altamente apreensivos com o futuro dos jogos desta série, mais especificamente com as formas predatórias de monetizar que poderiam estar presentes em Diablo IV, quando este fosse lançado.

Porém, tendo tido a chance de experimentar a beta de Diablo IV nestes últimos dias, posso dizer que, para já, estamos a lidar com uma verdadeira experiência Diablo de nova geração.

Vamos então por partes.

Diablo IV (Beta) – As Primeiras Impressões!

História

Seria talvez difícil imaginar a continuação da história da saga, depois de Diablo III e da sua expansão Reaper of Souls, dado os eventos que ocorrem durante toda a aventura. No entanto posso dizer que a Blizzard arranjou uma boa forma de continuar esta locomotiva com a “introdução” de Lilith, a mãe do pecado, e uma das supostas criadoras de Sanctuary.

- Advertisement -

Virando assim o foco da história, não para o lado heroíco do ser humano, mas sim para o nosso lado mais negro e propício a corrupção/sedução pelas forças do inferno.

Gráficos e Performance

Numa palavra… Incríveis! O salto do Diablo III para o Diabo IV no departamento gráfico foi realmente muito significativo, especialmente no que toca à iluminação, sombras e texturas.

É algo notório tanto em secções indoor como também nas outdoor, havendo uma grande atenção ao detalhe no ambiente, aumentando a imersão e mostrando melhor que nunca que Sanctuary é uma dimensão “ferida” por anos de conflito, algo que sempre esteve presente neste franchise (apresentando uma estética menos cartoon/animada que Diablo III).

Por exemplo, as sombras quando nos movemos de sala em sala sem saber o que vamos encontrar, juntamente com uma ótima qualidade/detalhes de áudio tornam toda a experiência em algo realmente next-gen e dá-nos uma sensação que Diablo III não conseguiu transmitir tão bem. (O ênfase no terror, no sangue e a corrupção das forças à nossa volta).

Relativamente á performance posso dizer que, mesmo sendo uma versão beta, tive uma experiência extremamente sólida a jogar em 2K com a maioria das definições no máximo. É de referir que o meu setup é composto por uma GTX 1080, uma boa placa gráfica, mas já um pouco antiga. O que claro está, significa que Diablo IV está bem otimizado na sua utilização de recursos do GPU.

Gameplay

Aqui podemos esperar mais daquilo que nos motiva a passar horas no farming de gems e equipamento desde o Diablo III, um excelente sistema de combate isométrico. Entretanto, olhando para o início, quando criamos a nossa personagem podemos escolher entre cinco classes, cada uma com as suas habilidades e gameplay únicas. Estas são:

  • Barbarian
  • Sorceress
  • Druid
  • Rogue
  • Necromancer

É de salientar que, apesar de similar, existem diferenças no que toca à sensação do combate. Este é mais pesado e violento que Diablo III, havendo menos inimigos mas os que há são mais fortes e apresentam estilos de ataque diferentes, necessitando assim de uma abordagem mais tática e de menos “button mashing”.

Sinceramente acho que é uma alteração muito bem vinda, ajudando a mitigar um pouco a sensação de desligar o cérebro (fazer sempre a mesma rotação de ataques por exemplo) quando estamos nalgum quest ou simplesmente a explorar.

Conclusão

Para já posso dizer que Diablo IV era exatamente aquilo que eu queria de uma sequela a Diablo III, tanto no departamento gráfico como no gameplay. Continuando por este caminho podemos temos nas mãos aquele que pode ser o melhor Diablo até à data.

No entanto, e custa-me dizer isto porque houve uma altura em que eu tinha 100% de fé na Blizzard. Em suma, recomendo esperar pelo lançamento oficial e não fazer já uma pré-reserva. Esta sugestão vem do facto de, apesar de ainda não existir nenhuma forma agressiva de monetização (pay-to-win como em Diablo Immortal), não quer dizer que não seja introduzida mais à frente, sendo algo que já aconteceu no passado e que infelizmente é uma forte hipótese dado o historial da Activision-Blizzard.

Ademais, o que pensa sobre Diablo IV? Grandes expetativas? Ou já está mesmo a ver um ataque cheio de micro-transações aos fãs, a partir do jogo? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Gonçalo Henriques
Lembro-me de ser miúdo e passar os meus dias a jogar NES/PS1, acho que até aí já sabia que iria ser gamer para o resto da vida. Agora quero partilhar este meu interesse com todos os que estejam interessados em ouvir um geek a falar da sua paixão.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.