Quando se trata de lavar o carro existem muitos produtos válidos. Uns funcionam muito bem. Outros funcionam muito mal. Seja como for na falta de melhor por vezes recorremos a alguns produtos que temos em casa para lavar o carro. Isto porque temos de o fazer rapidamente e nem sempre temos aquilo que precisamos à mão. Isto leva-nos a uma questão. Pode usar detergente da louça para lavar o seu carro?
Boa ideia ou péssima ideia o detergente da louça para lavar o carro?
Nem sempre o senso comum é bom conselheiro. Assim pode parecer que a mesma fórmula forte que remove gorduras e manchas da sua loiça terá o mesmo efeito em excrementos de pássaros, seiva de árvores e outros detritos difíceis no seu carro. Mas a verdade é que o forte nível de pH, ou a agressividade da acidez, na maioria dos detergentes da loiça pode ser prejudicial para o exterior do seu veículo. Uma vez que muitos dos revestimentos dos automóveis são compostos por propriedades suaves semelhantes às que encontra nas manteigas e nos óleos, o detergente da loiça pode ter o mesmo efeito. Mas muito menos desejável, de decompor e descascar a tinta ao longo do tempo.
Isto não só dará ao seu carro uma aparência desagradável, como também o deixará suscetível a mais danos. Sem esta proteção necessária, o seu veículo estará mais sujeito aos raios UV. Também pelo mau tempo, resultando em riscos, descamação e ferrugem. Para além disso, o detergente da loiça é muito difícil de enxaguar completamente, deixando marcas no seu carro e embaciando os seus faróis. Para evitar quaisquer resultados perigosos e dispendiosos, certifique-se de que utiliza champôs e sabões específicos para automóveis. São quimicamente concebidos para não prejudicarem o seu veículo desta forma.
Mas por vezes pode ser necessário
Usar detergente da loiça para lavar o seu veículo é um erro comum cometido por muitos proprietários de automóveis. No entanto, embora não deva criar o hábito regular de limpar o seu carro com esta substância ou com produtos de limpeza domésticos semelhantes, como detergentes ou produtos de limpeza à base de amoníaco, há algumas ocasiões em que a utilização de detergente da loiça pode não ser assim tão má.
No caso de ter de usar detergente para lavar o seu carro, faça o seu melhor para usar uma fórmula não abrasiva para fazer o trabalho. As marcas anunciadas com fórmulas mais suaves provavelmente não prejudicarão tanto o seu carro quando usados com moderação.
No entanto, uma situação em que a utilização de detergente da loiça normal pode ser aplicável é se estiver a remover propositadamente as camadas mais antigas do seu automóvel. Se pretende adicionar um novo revestimento ao exterior do seu automóvel, como uma pintura nova ou um selante protetor, pode ser necessário remover os revestimentos anteriores antes de aplicar o novo produto.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!