O nome até soa exótico, e de facto, casa muito bem com o design exterior do carro. Mas, a realidade é que vem de uma vila espanhola discreta nos Pirenéus. Já a produção? Bem longe de Espanha, algures na China, como é tão normal nos dias que correm.
O Cupra Tavascan é um crossover-coupé 100% elétrico com um design que grita “olha para mim!” Uma missão bem sucedida, porque, por onde passa, os olhares ficam em cima deste automóvel do grupo VW.
Além disso, e por incrível que pareça, por trás do look ousado está um dos elétricos mais bem conseguidos do segmento.
Mais do que um ID.5 com roupa para a discoteca?
O Tavascan partilha base com o VW ID.5, Skoda Enyaq Coupé ou Audi Q4 Sportback e-tron.
Porém, onde os primos alemães são contidos, este espanhol é dramático! Linhas vincadas, grelhas falsas e reais por todo o lado, iluminação para dar e vender, e claro, proporções que parecem saídas de um concept car.
Porque, na verdade, foi mesmo baseado num.
A plataforma é a habitual MEB do grupo VW e há apenas uma bateria disponível: 77 kWh úteis. Podes optar por tração traseira (282 cv) ou integral (335 cv, com um segundo motor no eixo dianteiro). Ambas as versões chegam aos 180 km/h, com aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6.8 segundos no RWD e 5.5 segundos no AWD.
Autonomia que surpreende?
O Tavascan de tração traseira anuncia até 571 km de autonomia (com jantes de 19”), enquanto a versão AWD fica pelos 520 km (com jantes de 20”). Números bastante simpáticos, superiores até aos do ID.5, graças a um coeficiente aerodinâmico de 0,26 e ao novo motor traseiro AP550, o mesmo do eficiente VW ID.7.
Ou seja, apesar de partilhar muita coisa com os “primos”, é também capaz de juntar o melhor que a VW tem para oferecer num único pacote.
Condução desportiva… ou quase!
Aqui está uma surpresa: ao contrário de muitos rivais elétricos que parecem flutuar ou sambar em pisos maus, o Tavascan tem um comportamento afinado. É um elétrico que sabe oferecer alguma emoção.
As suspensões adaptativas de série fazem um trabalho competente ao segurar o peso em curva e suavizar imperfeições. A direção podia dar mais feedback, mas é progressiva.
Os paddles no volante controlam a regeneração, o que dá algum controlo extra. O pedal do travão, no entanto, é menos preciso do que o do acelerador, e isso nota-se. (Algo muito comum no grupo).
Espaço interior?
A linha coupé sacrifica a versatilidade típica de um SUV convencional, mas não compromete o essencial. O porta-bagagens é grande o suficiente, mesmo com o tejadilho inclinado, e o espaço traseiro para pernas e cabeça não desilude.
Por dentro, o Tavascan continua o show visual, com cores, texturas e formas que se destacam. É um Cupra! Aliás, é provavelmente o automóvel mais Cupra que a marca tem no mercado.
Entretanto, o infotainment é o mais recente do grupo VW, rápido, com ecrã grande e botões de acesso personalizáveis. Não substitui comandos físicos, mas pelo menos não dá vontade de atirar o carro ao rio.
Conclusão
Uma identidade visual que ganha vida à noite!
O Cupra Tavascan é um dos elétricos mais ousados do momento, e felizmente tem mais do que aparência para o justificar. É bonito (se gostares desse estilo), agradável de conduzir e com boa autonomia.
Não é perfeito, como nenhum elétrico consegue ser. Porque é pesado, caro e nem sempre prático. Ainda assim, é uma das propostas mais completas no segmento dos crossovers elétricos com aspirações desportivas.
Se o estilo não te assusta, vale a pena considerar.
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