Apesar da existência de centenas de apps focadas no envio e recepção de mensagens no mundo dos smartphones, é inegável que o mercado é dominado por 2 ou 3 nomes… WhatsApp, Instagram, e iMessage.
No entanto, numa altura em que o iMessage recebeu várias novas funcionalidades, graças à chegada do iOS 16, eis que a Google também parece ter decidido mexer-se um pouco. Afinal de contas, o seu “Mensagens” parece ter muitas novidades escondidas no seu código.
Isto é obviamente pouco importante para o lado da Apple, que utiliza, e vai sempre utilizar o iMessage como app preferencial, mas para o WhatsApp? Se a Google conseguir mudar o jogo, o WhatsApp pode mesmo vir a passar um mau bocado, especialmente porque é uma app que continua muito presa ao passado em vários aspetos críticos, como é a instalação e utilização num único aparelho.
Cuidado WhatsApp! A app de mensagens da Google está a evoluir
Portanto, segundo alguma investigação na mais recente app Mensagens da Google, é possível encontrar várias novas funcionalidades, ainda não ativas, mas que poderão chegar aos nossos smartphones num futuro muito próximo.
Algumas delas até são funcionalidades com muita popularidade no WhatsApp e no iMessage. Como é a possibilidade de reagir, ou de responder, a mensagens individuais, ou envio de imagens ou vídeo, com alguma edição à mistura.
Além disto, vai também ser possível ouvir mensagens de texto. Ou seja, se por acaso não conseguir ler o texto, pode pedir à app para a ler para si, tal e qual como se fosse o envio de um áudio.
Isto é importante porquê?
Como deve saber, a Google domina o mundo dos smartphones Android, muito graças aos seus serviços, como ficou aparente na queda abrupta da Huawei no mundo mobile. Se a Google quiser, podemos começar a ver a app Mensagens numa posição de destaque, em todo e qualquer smartphone comprado novo! Assim, se funcionar bem, e oferecer tudo aquilo que as rivais oferecem, os utilizadores vão obviamente esquecer outras apps, como é o caso do WhatsApp.
Se já temos tudo instalado, e pronto a utilizar, feito pela própria Google, porque razão vamos instalar outras apps, de empresas de fora? Especialmente porque no Google Mensagens, temos acesso às velhas, mas ainda úteis SMS, agora com suporte a RCS.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Entusiasmado com a aposta da Google? Acha que o tempo do WhatsApp pode estar a chegar ao fim? Ou a Google demorou demasiado tempo, e agora é demasiado tarde para tentar convencer os utilizadores? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!