Cuidado na compra de um portátil com placa gráfica NVIDIA!

Cuidado na compra de um portátil com placa gráfica NVIDIA! – As placas gráficas de nova geração RTX 30 chegaram ao mundo dos portáteis! Vai ser agora possível encontrar agora vários modelos equipados com GPUs RTX 3080, RTX 3070 e RTX 3060.

No entanto, dizer que existem 3 modelos não é bem verdade, é que dentro destas três placas gráficas mobile, existem 28 versões diferentes, que não vão ser diferenciadas pelas fabricantes. Por isso, quando for comprar um portátil, tenha muito cuidado, e pesquise muito bem o assunto.



Cuidado na compra de um portátil com placa gráfica NVIDIA!

portátil placa gráfica nvidia

Portanto, os utilizadores que precisam de uma máquina poderosa mas móvel, estão super felizes com a chegada das novas RTX 3000 mobile. Contudo, a NVIDIA está a fazer uma jogada um bocado feia e que vai enfurecer alguns dos utilizadores mais exigentes.

Afinal de contas, as fabricantes parceiras tiveram agora mais liberdade na modificação das placas gráficas. Ou seja, nem todas as placas gráficas com o mesmo nome, são exatamente iguais. (Como disse em cima, existem 28 versões destas 3 placas!)

Na realidade, todos os GPUs são um pouco diferentes uns dos outros, no entanto, a diferença de performance é quase sempre marginal… Menos agora! É que existem diferenças bastante significativas entre GPUs com o mesmo exato nome, dependendo da fabricante e modelo do portátil em questão.

Estamos a falar de frequências completamente diferentes, devido ao uso de TDPs também eles completamente diferentes. Assim, apesar dos núcleos CUDA serem exatamente os mesmos, a performance vai ser bastante diferente. Ora veja:

  • GeForce RTX 3080: Vai desde os 817 MHz aos 1,387 (Boost: 1,282 ~ 1,702)
  • RTX 3070: Vai desde os 780 MHz aos 1,215 (Boost: 1,290 ~ 1,620)
  • RTX 3060 : Vai desde os 780 MHz aos 1,350 (Boost: 1,245 ~ 1,710)

Conclusão

Em suma, para os compradores, esta é uma situação inegavelmente negativa. Que acaba por complicar a compra de um portátil, visto que obriga a um maior estudo do mercado e maior investigação de cada modelo.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub