Existem algumas coisas aparentemente simples, fáceis de adquirir em qualquer loja de esquina, mas ainda assim críticas para o nosso dia-a-dia tecnológico. Sim, grande parte dos aparelhos tecnológicos já se safa muito bem sem fios, como é o caso do smartphone, onde até para carregar pode usar uma base carregamento sem fios Qi.
Mas, a realidade é que ainda existe uma grande necessidade de uso de cabos, seja para conseguir uma velocidade de carregamento superior num smartphone, ou pura e simplesmente para ligar aparelhos como uma consola à sua TV, ou monitores ao seu computador.
Entretanto, além da necessidade, é também preciso tomar atenção à qualidade do cabo!
Afinal, a qualidade de imagem e resolução da mesma aumentou de forma quase absurda nos últimos anos, e como tal, é preciso usar cabos capazes de suportar os mais recentes padrões de envio de dados. O problema é que o mercado está cheio de produtos falsos!
Cuidado com os cabos HDMI e USB-C Falsos!
Portanto, foram apanhados milhares de cabos HDMI e USB-C falsificados em Taiwan, cabos que deveriam chegar ao mercado Global ainda em 2023, para serem vendidos a um preço mais baixo, ao mesmo tempo que prometiam o mesmo nível de funcionalidades comparativamente a modelos mais caros devidamente certificados. Isto é grave, porque é apenas a ponta do Icerberg! Existem muitos cabos falsos no mercado, que prometem A, mas acabam por apenas oferecer B.
Isto é especialmente grave em 2023, porque já existe muita confusão no mercado relativamente a que cabo comprar. Nem todos os cabos HDMI são iguais, da mesma exata forma que nem todos os cabos USB-C são iguais. Faça a sua pesquisa, e compre os seus cabos em lojas de confiança. (Um cabo HDMI ou USB-C tem de estar devidamente certificado e detalhado. Vale ainda a pena salientar que os nomes HDMI e USB-C não são marcas, mas sim padrões!)
Entretanto, estamos a falar de um valor de mercado a rondar os 128 milhões de Euros anuais, só em cabos HDMI falsos.
Em suma, não procure apenas o preço mais baixo. Um cabo HDMI ou um cabo USB-C de qualidade é uma compra para durar muitos anos, não fazendo sentido tentar poupar dinheiro num produto tão importante no grande panorama daquilo que é o conteúdo multimédia. Consegue imaginar comprar uma TV OLED e uma PlayStation 5, e depois ligar os dois produtos através de um cabo falso? Não faz sentido!