Cuidado com as fontes de alimentação! Evite adaptadores!

Evite adaptadores nas fontes de alimentação! – Como estamos fartos de avisar ao longo dos anos, na incessante procura por mais performance, é normal que o hardware consuma mais energia.

Sim, temos sempre vários avanços nas técnicas de produção e miniaturização de componentes. Aliás, basta olhar para a TSMC e seus processos de produção cada vez mais rápidos e eficientes. Mas, a verdade é que a exigência está demasiado alta! Por isso mesmo, todos os novos avanços são aproveitados para subir os níveis de performance do produto final.

Isto é algo extremamente normal e aparente no mundo dos processadores e placas gráficas! Área em que a eficiência é quase sempre atirada para o lixo, para ser possível ir buscar mais umas quantas gotas de performance pura e dura.

Dito tudo isto, como deve perceber, com o aumento do nível de performance, e consequente consumo energético, temos também a implementação de novos padrões para manter tudo equilibrado. Um excelente exemplo disto mesmo é o novo cabo 12VHPWR que vai começar a aparecer nas fontes de alimentação de nova geração.

Cuidado com as novas fontes de alimentação! Evite adaptadores!

fonte

Portanto, caso não conheça o padrão que dá vida ao cabo 12VHPWR. Estamos a falar da capacidade de passar 600W de energia, através de uma única entrada!

Uma entrada do mesmo exato tamanho daquilo que conhecemos hoje em dia, ou seja, o cabo de 8 pinos PCIe.

Pois bem, o problema não está no padrão em si, mas sim nos adaptadores super baratos, e por isso mesmo perigosos, que várias fabricantes de fontes estão agora a meter nas caixas dos seus produtos. (Como é o caso do exemplo em cima!)

Ao fim ao cabo, tudo indica que muitos destes adaptadores são tão mal feitos, que podem aquecer, e claro… Derreter.

Assim, se está a planear saltar para a próxima geração de componentes, é boa ideia ter cuidado com aquilo que compra… Consegue imaginar comprar uma RTX 4090 ou RTX 4080, para depois ver um cabo derretido lá pelo meio? Tome uma decisão consciente, e não vá pelo mais barato.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Vai dar o salto para a nova geração de hardware? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Quando é que a Apple vai lançar os novos AirPods? E quais?

Embora não tenha havido grandes revisões ao nível dos AirPods em 2023, a Apple está a preparar uma grande mudança para este ano. O...

Google quer roubar a Ray-Ban à Meta!

Ao que tudo indica, a Google já tentou começar algum tipo de conversação com a empresa mãe da popular marca de óculos de sol...

Como descobrir uma fuga de vácuo no seu automóvel?

Embora normalmente seja fácil localizar uma fuga de óleo ou de líquido de refrigeração, sobretudo devido à existência de líquido, encontrar fugas de vácuo...

Como reduzir os reflexos no ecrã do seu televisor! É simples

Apesar de os televisores terem evoluído muito, há uma coisa que continua a impedir a experiência de visualização perfeita: O brilho. Seja qual for...

Muita atenção à profundidade de descarga do seu veículo elétrico

A profundidade de descarga refere-se à quantidade de bateria que utiliza entre carregamentos. Por exemplo, se tiver uma bateria de 100 kWh, uma profundidade...

iPhone 15 vai ficar mais barato!? Tenha paciência!

Como deve saber, a gama de smartphones iPhone 16 está quase a ser anunciada e posteriormente lançada no mercado Global. Afinal de contas, a...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados