Anuncia na Leak comercial@leak.pt
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
AI News
  • Promoções
  • Casa
  • O teu dinheiro
  • Burlas
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Vida digital
  • Especiais
    • Retro
    • Ciência
    • Jogos
    • Streaming
  • Auto
  • Reviews
Leak
  • Promoções
  • Casa
  • O teu dinheiro
  • Burlas
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Vida digital
  • Especiais
    • Retro
    • Ciência
    • Jogos
    • Streaming
  • Auto
  • Reviews
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Cuidado com as fontes de alimentação! Evite adaptadores!

por Nuno Miguel Oliveira
12 de Setembro, 2022
em Sem categoria
Tempo de leitura: 2 minutos de leitura
0
fonte
Adicionar como fonte preferida

Evite adaptadores nas fontes de alimentação! – Como estamos fartos de avisar ao longo dos anos, na incessante procura por mais performance, é normal que o hardware consuma mais energia.

Sim, temos sempre vários avanços nas técnicas de produção e miniaturização de componentes. Aliás, basta olhar para a TSMC e seus processos de produção cada vez mais rápidos e eficientes. Mas, a verdade é que a exigência está demasiado alta! Por isso mesmo, todos os novos avanços são aproveitados para subir os níveis de performance do produto final.

Isto é algo extremamente normal e aparente no mundo dos processadores e placas gráficas! Área em que a eficiência é quase sempre atirada para o lixo, para ser possível ir buscar mais umas quantas gotas de performance pura e dura.

Dito tudo isto, como deve perceber, com o aumento do nível de performance, e consequente consumo energético, temos também a implementação de novos padrões para manter tudo equilibrado. Um excelente exemplo disto mesmo é o novo cabo 12VHPWR que vai começar a aparecer nas fontes de alimentação de nova geração.

  • Fonte de alimentação de 1600W? Aparentemente é o futuro!

Cuidado com as novas fontes de alimentação! Evite adaptadores!

fonte

Portanto, caso não conheça o padrão que dá vida ao cabo 12VHPWR. Estamos a falar da capacidade de passar 600W de energia, através de uma única entrada!

Uma entrada do mesmo exato tamanho daquilo que conhecemos hoje em dia, ou seja, o cabo de 8 pinos PCIe.

Pois bem, o problema não está no padrão em si, mas sim nos adaptadores super baratos, e por isso mesmo perigosos, que várias fabricantes de fontes estão agora a meter nas caixas dos seus produtos. (Como é o caso do exemplo em cima!)

Ao fim ao cabo, tudo indica que muitos destes adaptadores são tão mal feitos, que podem aquecer, e claro… Derreter.

Assim, se está a planear saltar para a próxima geração de componentes, é boa ideia ter cuidado com aquilo que compra… Consegue imaginar comprar uma RTX 4090 ou RTX 4080, para depois ver um cabo derretido lá pelo meio? Tome uma decisão consciente, e não vá pelo mais barato.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Vai dar o salto para a nova geração de hardware? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Subscrever newsletter Recebe os melhores artigos da Leak no teu email
Partilhar234EnviarPartilhar41PartilharSummarize
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigos relacionados

Estás a pagar potência a mais? Há um truque na fatura da luz que poucos conhecem

29 minutos atrás
apple

Apple é genial nos chips. Mas até a gigante vai ter de saltar

36 minutos atrás
Insolvência do casal: as dívidas dele também são tuas (mesmo que não saibas)

Insolvência do casal: as dívidas dele também são tuas (mesmo que não saibas)

49 minutos atrás
O Aldi enlouqueceu: esta Air Fryer dupla gigante está a um preço absurdo

Esta loja do ALDI tem uma Air Fryer dupla com desconto de 50%

2 horas atrás

Leak@2026 – Todos os direitos reservados

  • Sobre
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Termos e Condições
  • Política de Cookies
  • Contactos
Adicionar como fonte preferida
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Promoções
  • Casa
  • O teu dinheiro
  • Burlas
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Vida digital
  • Especiais
    • Retro
    • Ciência
    • Jogos
    • Streaming
  • Auto
  • Reviews

Leak@2026 - Todos os direitos reservados