Os cubos de gelo que tem no frigorífico têm validade?

Já alguma vez abriu o congelador para ir buscar gelo para a sua bebida e só encontrou alguns cubos que pareciam já ter visto melhores dias? Não é propriamente tentador arrefecer a sua bebida com cubos de gelo que parecem ligeiramente estranhos ou já estão no congelador há muito tempo. Isto leva a uma questão. Será que os cubos de gelo que tem no seu frigorífico têm validade?

Os cubos de gelo que tem no frigorífico têm validade?

De facto é algo em que não pensamos muito mas é sem dúvida uma questão pertinente. Afinal de contas estamos a falar de água e embora possa estar congelada a verdade é que faz todo o sentido que tenha um prazo de duração. No entanto, a resposta pode surpreender.

A verdade é que o gelo não tem prazo de validade, mas pode ficar sujo e claro que não quer isso na sua bebida!

A maior parte das pessoas não pensa que o gelo está sujo, a não ser que algo no congelador lhe caia em cima. Mas, só porque algo não parece sujo, não significa que não esteja coberto de germes.

- Advertisement -

Quer tenha tabuleiros de gelo ou cubos soltos que vêm de um dispensador, o gelo no seu congelador pode conter muitas bactérias nocivas quando entra em contacto com algo germinativo, como carne ou mesmo as mãos.

O gelo também pode absorver odores

O gelo também pode absorver odores muito facilmente. O peixe que colocou num saco de congelação? Sim, não quer que os seus cubos apanhem esse cheiro. Entretanto a verdade é que não pode lavar o gelo. Por isso, uma boa regra geral é deitar fora os seus cubos de poucos em poucos meses e substituí-los por cubos frescos.

Pode também aproveitar a oportunidade para fazer uma limpeza profunda ao seu congelador. Limpar e higienizar cada compartimento é bom para prevenir germes e bactérias e ajudará a manter o seu congelador organizado.

Então, o gelo estraga-se? Não, mas pode ficar com germes. Troque-o de poucos em poucos meses e mantenha-o tão fresco e limpo quanto possível, trocando os tabuleiros de gelo por sacos de congelação para o guardar.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.