Crise de memória meteu travão na NVIDIA e nas RTX 50 Super

A NVIDIA adora lançar toda uma gama de placas gráficas, e quando tudo indica que a geração começa a ficar “cansada”, eis que aparece um refresh Super com mais performance, mais memória, e se possível, memória mais rápida.

Pois… Desta vez, rumores apontam para que as próximas NVIDIA GeForce RTX 50 SUPER não cheguem a ver a luz do dia. Ou, a existirem, não vai ser tão cedo quanto muitos esperavam.

A culpa, ao que tudo indica, é da escassez global de memória, uma crise que já está a afetar tanto o mercado de gaming como o de inteligência artificial.

A nova geração está em risco?

rtx 5060 e 5060 ti são oficiais! já viu os preços?

Portanto, caso não saibas, a NVIDIA tinha planos ambiciosos para lançar uma linha SUPER da série RTX 50 “Blackwell” no início de 2026, com anúncio previsto para a CES 2026. O objetivo seria reforçar o catálogo com versões mais potentes das RTX 5070, 5070 Ti e 5080, oferecendo até 50% mais memória do que os modelos atuais.

  • RTX 5070 SUPER: 18 GB
  • RTX 5070 Ti SUPER: 24 GB
  • RTX 5080 SUPER: 24 GB

Mas há um problema, e é sério. Estas placas iriam utilizar módulos GDDR7 de 3 GB, um tipo de memória que neste momento está quase toda a ser absorvida pela indústria da IA.

A prioridade deixou de ser o gaming

Assim, a NVIDIA pode estar a chegar ao ponto de a cancelar completamente o refresh SUPER, concentrando a produção nas versões normais da série RTX 50, que usam módulos de 2 GB mais fáceis de obter.

Mais concretamente, a marca está a reservar os chips GDDR7 de 3 GB para os seus produtos mais lucrativos. Nomeadamente as placas profissionais RTX PRO e os aceleradores de IA Rubin CPX, que utilizam até 128 GB de memória GDDR7. (Produtos IA)

Ou seja, se houver uma guerra pelos módulos de memória, o gaming fica em segundo plano.

E agora?

Caso não saiba, a situação não é exclusiva da NVIDIA. Toda a indústria está a sofrer com o fenómeno da procura de memória, desde smartphones até PCs Gaming.

O crescimento absurdo e explosivo da IA generativa está a criar uma procura sem precedentes por chips e memórias de alto desempenho. O resultado é que os fabricantes de DRAM estão a dar prioridade às grandes empresas de IA, deixando menos capacidade para o mercado de consumo.

Neste mercado as margens são mais altas, e a procura é quase insaciante.

Isto significa que as RTX 50 SUPER podem simplesmente não justificar o esforço.

Em suma, se estas informações se confirmarem, a linha SUPER pode ser adiada indefinidamente ou até cancelada. Algo que a NVIDIA já fez no passado em ciclos com pouca oferta de memória.

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque