AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Tech
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Tech
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Cozinhar mais barato, cozinha fresca

Cozinhar: reduza muito a conta de gás e de luz!

Bruno Fonseca por Bruno Fonseca
6 de Abril, 2023
em Especiais
0
Resumir com o ChatGPTPartilhar no Facebook

Quem habitualmente faz compras já reparou que os preços estão muito mais caros. Isto já para não falar da água, gás, luz e até das operadoras de telecomunicações cujos preços aumentam já no próximo mês. É por esse motivo que temos de poupar onde conseguirmos. Dito isto, se conseguimos adotar estes hábitos aos poucos e ao fim de umas semanas tornarmos isto regra vamos conseguir reduzir a conta de gás e luz a cozinhar.

Cozinhar: reduza muito a conta de gás e de luz!

De facto há algumas coisas que desconhecemos e outras que até conhecemos mas por não nos lembrarmos não executamos. No entanto vale mesmo a pena apostarmos nelas. É que ao fim de um ano a diferença é significativa.

As três primeiras dizem respeito direta ou indiretamente ao frigorífico.

Uma das coisas que faz com que o frigorífico consuma mais energia é quando deixamos a porta aberta durante algum tempo. Se for a do congelador o prejuízo pode ser ainda maior. É que começa a formar gelo e depois bem vamos ter de estar muito tempo com a porta aberta para o retirar.

Reduza a conta de gás e luz na preparação de refeições!

Assim antes de abrir a porta do frigorífico pense naquilo que precisa de retirar primeiro. Deste modo evita deixá-la aberta durante muito tempo.

Outra questão importante é manter o frigorífico afastado de fontes de calor. Do mesmo modo não coloque alimentos quentes no seu interior. É que caso contrário ele terá de trabalhar mais para manter a temperatura fria no interior, tal como estava.

Entretanto deverá descongelar sempre os alimentos antecipadamente e não estou a falar de questões de sabor. É que caso contrário teremos de utilizar água corrente e em alguns casos o microondas. Ou seja um gasto ainda superior.

As outras três dicas estão amis relacionadas com o fogão. Isto com o objetivo de pouparmos gás.

Assim é muito importante ter logo à mão todos os ingredientes de que vai precisar para cozinhar, de preferência já cortados, antes de acender o fogão.

Reduza a conta de gás e luz na preparação de refeições!

Outra coisa importante caso tenha oportunidade é cozinhar numa panela de pressão. É que deste modo não só poupa tempo como também energia!

Há ainda outro pormenor importante a que deve dar atenção. Cubra os tachos e panelas sempre que estiver a cozinhar de modo a evitar a perda de calor do fogão.

Para além disso cozinhe apenas com a água que precisa e reutilize-a no final.

Por fim existem mais duas dicas importantes no que diz respeito às refeições

Opte por utilizar o micro-ondas invés do forno e gaste menos 60% de energia. Por fim coloque a louça suja na máquina em vez de a lavar à mão. De facto, várias pessoas costumam dar uma espécie de pré-lavagem à louça antes de a colocarem na máquina. No entanto isto não é necessário.

É que os detergentes que utilizamos hoje em dia são realmente poderosos e fazem o trabalho de limpeza muito bem. Assim essa pré-lavagem só vai gastar luz e gás, desnecessariamente.

SummarizePartilhar234
Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Artigos relacionados

Árvore e igreja histórica em Famalicão, Portugal, com vista para o céu ao entardecer.

DIGI no Norte: A rede já é fiável em Famalicão, Trofa e Santo Tirso?

por Catarina Couto
13 de Fevereiro, 2026

Se decidires que os preços da DIGI são imbatíveis, a pergunta que se segue é inevitável: mas será que apanho rede em casa? Esta é, com toda a...

Pagamento de 180€ para mudar de Vodafone para DIGI e evitar custos adicionais.

Vale a pena pagar 180€ para sair da Vodafone e mudar para a DIGI?

por Bruno Fonseca
13 de Fevereiro, 2026

Tudo o que precisas de saber sobre portabilidade, fidelizações e a cobertura no Norte de Portugal

tvde, uber, É mais seguro andar de táxi do que utilizar TVDE?

Apanhei um Uber no Egito e sobrevivi para contar a história

por Nuno Miguel Oliveira
13 de Fevereiro, 2026

Fui convidado a estar presente na AI Everything Cairo 2026, para ficar a par de todas as novidades do mundo da inteligência artificial, nomeadamente no lado do negócio....

Risco de segurança digital, aviso de alerta em destaque.

Cansado de ser enganado? Este site é a arma que todos deviam ter

por Bruno Fonseca
13 de Fevereiro, 2026

Descobre como este projeto de literacia jurídica te ajuda a defender o que é teu sem precisares de um dicionário jurídico ao lado.

Artigo Seguinte
trotinetes incêndio

Trotinetes correm risco de incêndio! Veja como evitar

Deixar comentário
cropped-logoleak-1.png

A Leak.pt traz-te as últimas notícias de tecnologia, truques e dicas. Lê as noticias sobre tecnologia atual agora mesmo!

Siga-nos

Últimas notícias

tvde, uber, É mais seguro andar de táxi do que utilizar TVDE?

Apanhei um Uber no Egito e sobrevivi para contar a história

13 de Fevereiro, 2026
acabar com o futebol pirata, multas, europol pirataria, IPTV ilegal LaLiga, Combate à pirataria, IPTV golpe, iptv: autoridades vão andar em cima do facebook e não só!

IPTV Pirata: Como funciona a subscrição?

13 de Fevereiro, 2026

Registe-se na Newsletter

  • Quem somos
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos e Condições
  • Contactos

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Contactos
  • Declaração de privacidade (UE)
  • Estatuto editorial
  • Ficha técnica
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Mais recentes
  • Notícias de Tecnologia – Leaks de Tecnologia de Última Hora | Leak.pt
  • Notícias de Tecnologia de Última Hora
  • Política de Cookies (UE)
  • Política de Privacidade
  • Quem somos
  • Termos e Condições

Leak@2026 - Todos os direitos reservados