As trotinetes são um meio de transporte cada vez mais indispensável para muitos utilizadores. No entanto para que tudo corra bem, convém que elas funcionem nas melhores condições. É que apesar de relativamente seguras existe sempre o perigo de uma trotinete se incendiar entre outras coisas. De facto, só em 2022 ocorreram 200 incêndios em Nova Iorque provocados pelas baterias. Este ano de 2023 já temos mais alguns casos. Mas como resolver o problema das trotinetes que correm risco de incêndio.
Trotinetes correm risco de incêndio! Veja como evitar
É claro que as baterias de iões de lítio não se incendeiam por acaso. Na realidade isso acontece devido sobreaquecimento ou fuga térmica. Idealmente estas baterias conseguem operar até aos 55 graus. Se forem expostas a temperaturas mais elevadas do que isto podem pegar fogo com facilidade.
Utilize o carregador certo
Tal como um smartphone, usar o carregador errado na sua trotinete pode ter consequências graves. Na pior das hipóteses, um carregador incompatível pode causar um sobreaquecimento da bateria e provocar um incêndio. É por esse motivo que só deve utilizar um transformador e um cabo aprovados pelo fabricante para carregar a sua trotinete.
Esteja atento ao carregamento
Se uma bateria de iões de lítio estiver prestes a incendiar-se, vai largar fumo e até fazer uma espécie de assobio. A bateria de iões de lítio da sua trotinete também pode expandir e mudar de cor antes de se incendiar. Se isso acontecer, deve desligá-la imediatamente do carregador.
Muitos fabricantes recomendam que não recarregue a bateria de iões de lítio durante a noite quando não estiver a monitorizar a trotinete.
Esteja atento às certificações
Antes de comprar uma trotinete, deve certificar-se de que está em conformidade com a certificação UL 2849. Isto significa que a bateria, os condutores e o sistema de carregador foram testados contra potenciais riscos de incêndio. Entretanto as melhores trotinetes têm sistemas de gestão de baterias para controlar a temperatura e evitar o excesso de tensão.
Atenção onde estaciona
Se possível não deixe a sua trotinete exposta à luz solar direta durante todo o dia. Sobretudo no Verão! Isto porque o tempo quente pode causar o sobreaquecimento das baterias.
Livre-se da bateria se estiver danificada
Se a bateria da sua trotinete estiver degradada ou danificada, deve proceder a uma substituição. Mas atenção onde a coloca porque na prática é ilegal despejar baterias de iões de lítio no lixo, uma vez que são um risco para a segurança.
Atenção às compras em segunda mão
Se comprar uma trotinete em segunda mão dê especial atenção ao estado da bateria. O motor, o chassis e o aspeto em geral podem estar muito bons, mas convém que o resto também esteja.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!