Contactos do Google acabam de receber uma mudança

A Google está a mexer em todas as aplicações e nenhuma fica de fora. De facto há que manter uma consistência em todas as apps e melhorar tudo aquilo que pode ficar mais intuitivo. A propósito disto os Contactos do Google acabam de receber uma mudança. Logo à partida o menu hambúrguer que está cada vez na moda desapareceu e foi substituído por uma barra inferior.

Contactos do Google acabam de receber uma mudança

Esta app já tinha tido direito a um design baseado no Material You em Julho de 2021. No entanto, o querido mudei a casa não ficou por aí. Assim, a Google está de volta para alterar mais alguns aspetos da aplicação. Como referi acima o menu hambúrguer desapareceu e agora temos uma barra inferior, tão típica de outras aplicações da gigante dos motores de busca.

A olhar para as informações reveladas pelo site AndroidPolice, a nova interface parece estar a ser disponibilizada do lado do servidor.

Olhando para as capturas de ecrã tudo fica acessível através da barra inferior o que é uma boa notícia. Pelo menos temos um acesso mais rápido a tudo eliminado um passo pelo meio. É aí que estão, por exemplo, as opções de combinar, restaurar, exportar e importar contactos. No entanto ainda não foi possível vermos todos os elementos da interface.

Seja como for este novo design faz parte do esforço da Google para erradicar o menu hambúrguer.

No entanto nem tudo parece fazer muito sentido no mundo Google. Se por um lado está a avançar para o futuro numas apps, noutras parece estar a regredir. Pelo menos a voltar aos menus antigos.

Digo isto porque a Google está aparentemente a trabalhar num novo menu lateral para a aplicação Google Messages.

Na prática parece funcionar como o menu lateral do Gmail, com opções para alternar entre todas as mensagens, conversas favoritas, arquivadas e mensagens de spam/bloqueadas.

Existem também links de acesso rápido para emparelhar com um novo dispositivo, alterar o tema e marcar todas as mensagens como lidas.

Esta mudança é um pouco surpreendente. Isto porque como refere o site XDA a Google tem vindo a afastar-se dos menus “hambúrguer” e dos painéis de navegação lateral noutras aplicações. Por exemplo, a Play Store adicionou uma barra inferior em 2019, e mais tarde substituiu o seu menu lateral por um popup mais discreto quando se toca no ícone de perfil.

Google Messages recebe

Existem apenas quatro categorias neste momento, pelo que quase fazia mais sentido se a Google adicionasse uma barra de separadores na parte inferior, como a que já está presente na Play Store e outras aplicações. No entanto, se surgissem mais categorias/páginas aí seria mais complicado acomodar tudo numa simples barra inferior.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.