Normalmente os equipamentos que mais gastam energia em casa estão concentrados na sala e na cozinha. Afinal de contas são aqueles que têm mais ocupação quando não estamos a dormir. De facto, o contributo da cozinha para a conta da luz é gritante. E há uma curiosidade muito interessante. É que ao contrário do que podemos pensar não são necessariamente os equipamentos maiores que gastam mais. De facto, há um que até é bem pequeno e é um verdadeiro vampiro de energia. Assim vamos dizer-lhe quais os equipamentos que gastam mais luz na sua cozinha. Assim já sabe o que tem de usar menos na cozinha para pagar menos na conta da luz.
Conta da luz: o que tem de usar menos na cozinha para poupar!
Há uma questão surpreendente. Em muitos casos os dispositivos mais pequenos que temos em casa são os que utilizam a maior quantidade de watts de energia. Por exemplo, o jarro de água elétrico consome 20 vezes mais watts que um frigorífico. Já o ferro de engomar utiliza em média 2800 watts. Isto é 200 vezes mais o que gasta o carregador do seu smartphone.
Quanto gastam em média os equipamentos domésticos mais utilizados na cozinha?
Em alguns casos os valores que vamos revelar a seguir podem ser uma surpresa. Isto porque partimos do princípio que os equipamentos maiores gastam mais, no entanto não é assim.
Em primeiro lugar na lista dos mais gastadores ao nível da cozinha está o jarro elétrico com 3000W. Tem um empate técnico com o Forno embora alguns até possam gastar mais do que 3000W. Depois o ferro de engomar com 2800W. Depois a mais gastadora é a máquina de secar roupa com um consumo de 2500W.
Logo a seguir surge a máquina de lavar roupa com um consumo de 2200 watts e empata com a máquina de lavar louça. Quase colada está a torradeira com 2000W de consumo. Já o micro-ondas consome cerca de 2000Watts. Depois na lista dos gastadores está a fritadeira elétrica (normal ou de ar quente) com um consumo a rondar os 1700W. O frigorífico é o que mais se destaca nesta lista pelo baixo consumo. Assim temos 150Watts.
Atenção ao que combina na ligação nas tomadas
De facto não depende do que se liga mas daquilo que cada dispositivo gasta. Podemos ter uma extensão com sete tomadas totalmente ocupadas e sem qualquer problema, ou outra apenas com duas que nos deixa em perigo. A ideia é sempre verificarmos quantos watts consome cada equipamento. Depois somamos tudo o que se liga à tomada. Se não ultrapassar os 3000 watts não há qualquer problema. Se ultrapassar então a extensão pode aquecer e há o risco de incêndio.
O primeiro exemplo é não juntar a máquina de lavar roupa e a máquina de lavar louça. Quer dizer, desde que não funcionem ao mesmo tempo não há problema. Agora se funcionarem em simultâneo já é mais perigoso. Isto porque ambas consomem cerca de 2200 watts o que somado ultrapassa significativamente os 3000.
Também não deve ligar ao mesmo tempo o jarro de água elétrico e a torradeira. O jarro consome como referi acima 3000 watts e a torradeira 2000. Mais uma vez refiro que se for em separado não há qualquer problema.
Outra coisa que eventualmente também não deve fazer e apesar de ser uma combinação mais estranha é ligar o secador de cabeço e o ferro de passar à mesma ficha em simultâneo. O ferro de engomar consome 2800 watts e o secador de cabelo 2200.
Apesar da dimensão o frigorífico é daqueles equipamentos que pode ser mais facilmente partilhado por ter um consumo mais reduzido.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!