É seguro conduzir com a ventoinha do radiador avariada?

A ventoinha do radiador é uma peça fundamental no sistema de refrigeração do carro, ajudando a regular a temperatura do motor e a evitar o sobreaquecimento. No entanto, como qualquer componente mecânico, pode deixar de funcionar de forma repentina. Quando isso acontece, surge uma dúvida comum: é seguro conduzir com a ventoinha do radiador avariada?

Conduzir sem ventoinha do radiador: dá?

A resposta curta é: sim, é possível — mas apenas em situações muito específicas. Se estiver a conduzir em estrada aberta, a alta velocidade e à noite (com temperaturas mais baixas), o fluxo de ar natural que atravessa o radiador pode ser suficiente para manter o motor a uma temperatura aceitável. No entanto, mesmo nestas condições, deve dirigir-se à oficina mais próxima o quanto antes.

Por outro lado, conduzir sem ventoinha em dias quentes, em engarrafamentos ou em trânsito urbano lento é altamente desaconselhado. Nestes cenários, a falta de ventilação forçada faz com que o motor aqueça rapidamente, aumentando o risco de danos graves.

Consequências de uma ventoinha avariada

Uma ventoinha de radiador inoperacional aumenta significativamente o risco de sobreaquecimento do motor. Isso pode causar problemas sérios como:

  • Desgaste da junta da cabeça do motor
  • Cabeças de cilindro empenadas
  • Falha total do motor

Se a ventoinha deixar de funcionar, deve redobrar a atenção ao manómetro de temperatura do motor. Assim que notar que a temperatura sobe demasiado, pare imediatamente o carro.

É seguro conduzir com a ventoinha do radiador avariada?

Quanto tempo pode conduzir sem ventoinha?

Em climas quentes, como o que temos nos meses de verão em Portugal o motor pode sobreaquecer em poucos minutos — sobretudo em tráfego intenso. Em autoestrada, o movimento do carro permite alguma ventilação natural, mas o risco continua presente. Assim que o indicador de temperatura subir, pare o veículo imediatamente para evitar danos irreversíveis.

O que fazer se a ventoinha deixar de funcionar de repente

Evita trânsito intenso: O pára-arranca acelera o sobreaquecimento.

Desligue o ar condicionado: Este aumenta a carga sobre o motor.

Ligue o aquecimento interno: pode ajudar a dissipar parte do calor do motor.

Vigie constantemente o manómetro de temperatura

Embora tecnicamente seja possível conduzir durante algum tempo com a ventoinha do radiador inativa, não é de todo recomendável. O risco de sobreaquecimento e danos ao motor é elevado, especialmente em dias quentes ou em cidade.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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