A ventoinha do radiador é uma peça fundamental no sistema de refrigeração do carro, ajudando a regular a temperatura do motor e a evitar o sobreaquecimento. No entanto, como qualquer componente mecânico, pode deixar de funcionar de forma repentina. Quando isso acontece, surge uma dúvida comum: é seguro conduzir com a ventoinha do radiador avariada?
Conduzir sem ventoinha do radiador: dá?
A resposta curta é: sim, é possível — mas apenas em situações muito específicas. Se estiver a conduzir em estrada aberta, a alta velocidade e à noite (com temperaturas mais baixas), o fluxo de ar natural que atravessa o radiador pode ser suficiente para manter o motor a uma temperatura aceitável. No entanto, mesmo nestas condições, deve dirigir-se à oficina mais próxima o quanto antes.
Por outro lado, conduzir sem ventoinha em dias quentes, em engarrafamentos ou em trânsito urbano lento é altamente desaconselhado. Nestes cenários, a falta de ventilação forçada faz com que o motor aqueça rapidamente, aumentando o risco de danos graves.
Consequências de uma ventoinha avariada
Uma ventoinha de radiador inoperacional aumenta significativamente o risco de sobreaquecimento do motor. Isso pode causar problemas sérios como:
- Desgaste da junta da cabeça do motor
- Cabeças de cilindro empenadas
- Falha total do motor
Se a ventoinha deixar de funcionar, deve redobrar a atenção ao manómetro de temperatura do motor. Assim que notar que a temperatura sobe demasiado, pare imediatamente o carro.
Quanto tempo pode conduzir sem ventoinha?
Em climas quentes, como o que temos nos meses de verão em Portugal o motor pode sobreaquecer em poucos minutos — sobretudo em tráfego intenso. Em autoestrada, o movimento do carro permite alguma ventilação natural, mas o risco continua presente. Assim que o indicador de temperatura subir, pare o veículo imediatamente para evitar danos irreversíveis.
O que fazer se a ventoinha deixar de funcionar de repente
Evita trânsito intenso: O pára-arranca acelera o sobreaquecimento.
Desligue o ar condicionado: Este aumenta a carga sobre o motor.
Ligue o aquecimento interno: pode ajudar a dissipar parte do calor do motor.
Vigie constantemente o manómetro de temperatura
Embora tecnicamente seja possível conduzir durante algum tempo com a ventoinha do radiador inativa, não é de todo recomendável. O risco de sobreaquecimento e danos ao motor é elevado, especialmente em dias quentes ou em cidade.