Os computadores antigos eram todos na cor bege! Sabe porquê?

O bege era definitivamente a cor dos negócios nos anos 90. De facto esta era a cor predominante. Não só os computadores e os seus periféricos, mas também as paredes, as fotocopiadoras, os faxes e as próprias divisórias dos cubículos em empresas que apostavam no open space. Mas sabe porque razão é que os computadores antigos eram todos na cor bege?

Os computadores antigos eram todos na cor bege! Sabe porquê?

Os primeiros computadores de secretária da IBM, como o IBM Personal Computer e o IBM PC/AT, eram nitidamente em forma de caixa e bege. Este design tornou-se rapidamente o padrão de facto, uma vez que a IBM e os seus imitadores dominaram a indústria.

Na Apple, os primeiros modelos de Macintosh ostentavam um tom específico de bege. Curiosamente, mesmo depois de a Apple ter mudado para um cinzento a que chamou “Platinum” em 1987, os utilizadores continuaram a referir-se às máquinas como “bege”, especialmente após a introdução do iMac e do G3 Azul e Branco. O termo “bege” manteve-se para identificar qualquer Macintosh anterior, como o “Beige G3”.

Nestes primeiros anos de computação pessoal, estes dispositivos não eram os produtos de lifestyle que são atualmente. Destinavam-se a fins mais sérios. Portanto, se o IBM de escritório típico era bege, pode apostar que qualquer outra pessoa que tentasse criar um PC empresarial credível teria de seguir o exemplo.

É uma cor mais barata

O plástico é naturalmente incolor e transparente ou, pelo menos, tem uma cor leitosa semi-opaca se não for alterado. Para o tornar opaco e colorido, são adicionados ao plástico, durante a produção, materiais adicionais conhecidos como pigmentos. Estes pigmentos estão disponíveis numa vasta gama de cores, mas nem todas as cores têm o mesmo custo.

A diferença de custo entre diferentes pigmentos pode ser bastante significativa. Algumas cores, como os vermelhos e os azuis brilhantes, requerem pigmentos mais caros e podem ser mais difíceis de produzir. Por outro lado, os tons de terra, como o bege, são geralmente mais baratos e mais fáceis de fabricar.

Esconde melhor o pó e a sujidade

O bege era popular porque escondia melhor o pó e a sujidade do que, por exemplo, o branco puro. No entanto isto não explica tudo. É que também o castanho ou o cinzento, teriam feito o mesmo trabalho.

Questões psicológicas

O bege está frequentemente associado a sentimentos de calma, simplicidade e segurança. Pode evocar uma sensação de conforto e aconchego, dando um toque quente a uma divisão. Simbolicamente, o bege é frequentemente associado à terra e à natureza, à simplicidade, à pureza e à naturalidade.

O bege foi um sucesso nos anos 80 e 90

O bege era visto como uma cor premium nos anos 80 e 90. Nos anos 70, os painéis de madeira (pense no Atari 2600) estavam na moda, mas veja-se o filme 2001 uma Odisseia no Espaço, de 1968. Esta era a visão do futuro que as pessoas tinham nos anos 70, e esse filme está repleto de plásticos beges e uma estética branca.

Quer um computador tivesse uma caixa de metal pintada de bege ou de plástico, parecia tecnologia de ponta.

O branco também podia ter resultado, mas…

Entretanto os plásticos brancos puros implicavam os seus próprios aumentos de custos. Os estabilizadores de UV ainda não eram muito bons e os plásticos brancos tinham tendência para amarelecer. E o tabaco? Isso fazia com que os plásticos brancos ficassem muito amarelos, muito rapidamente. O bege era um bom compromisso: os efeitos da exposição aos raios UV e do fumo do tabaco amarelavam o bege, mas a mudança não era tão acentuada como seria se a caixa do computador tivesse começado por ser branca pura.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.