Windows 11 vai permitir alterar o tipo de compressão dos ficheiros

O Windows 11 tem uma nova ferramenta de assistente incorporada que, em breve, permitirá alterar o método de compressão dos ficheiros, o nível e outras definições. A Microsoft está a testar a nova funcionalidade no Windows 11 Build 26040 ou mais recente, e esta será disponibilizada nas versões estáveis nas próximas semanas.

Windows 11 vai permitir alterar o tipo de compressão dos ficheiros

Se alguma vez descarregou um ficheiro comprimido em .zip, tar, GZ e outros formatos, terá utilizado um programa extra ou aplicações como o WinRAR ou o 7 Zip para extrair o seu conteúdo. O Windows 11 ganhou suporte para Zip, TAR, GZ e outros formatos no ano passado, e a Microsoft está agora a adicionar uma nova ferramenta para tornar o processo ainda mais fácil.

Imagem: WindowsLatest.com

A partir do Windows 11 Build 26040 (Canary) ou mais recente, é possível selecionar manualmente o formato de ficheiro e alterar o método de compressão e o nível de compressão. Quando seleciona um ficheiro e clica em “Comprimir para”, pode escolher entre Zip (predefinição) e “Opções adicionais”.

O botão de opções adicionais abre um novo assistente de “Criar ficheiro” que permite alternar entre os formatos 7zip, TAR e ZIP. Estas são apenas formas diferentes de armazenar os ficheiros.

Da mesma forma, permite-lhe decidir como os ficheiros são comprimidos para ocuparem menos espaço.

Podem ser utilizados diferentes métodos, mas o que pode escolher depende do formato que selecionou.

As opções são Guardar (que não comprime de todo). Deflate (um método comum que encolhe os ficheiros). Temos também BZip2, Xz, Standard, LZMA1 e LZMA2 (estes são apenas métodos diferentes que podem tornar os ficheiros mais pequenos).

Também é possível alterar o nível de compressão. Este é um número de 0 a 9 que indica ao Windows o quanto deve tentar reduzir os ficheiros. Um número mais elevado significa que os ficheiros ocuparão menos espaço, mas poderá demorar mais tempo a reduzir o tamanho.

Imagem: WindowsLatest.com

Como se pode ver na imagem de ecrã acima, a Microsoft adicionou duas opções especiais – Manter ligações simbólicas e ligações físicas. Se selecionar a opção, o Windows certificar-se-á de que determinados tipos de atalhos nos ficheiros ficam mesma forma quando comprimidos no ficheiro.

Entretanto a nova ferramenta do Windows 11 comprime os ficheiros para os tornar mais pequenos e mais organizados, dando-lhe diferentes opções sobre como o fazer.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.