Como tenho vindo a dizer, começa a fazer cada vez mais sentido comprar produtos com alguns anos em cima, onde podemos incluir stock antigo de produtos novos, ou claro, usados ou recondicionados.
Os preços andam um absurdo, e ao que tudo indica, em 2026 vamos ver uma onde de aumentos de preço em tudo e mais um par de botas. Vai ser complicado.
Mas… A verdade é que nem sempre compensa comprar usado! Especialmente em Portugal.
Não deves, nunca, comprar usado só porque sim. A pensar que vais poupar dinheiro só porque é usado. Primeiro, tens de fazer alguma pesquisa de mercado primeiro, para perceber se vale ou não a pena.
Isto porque, por vezes, o mesmo produto está com uma boa campanha em cima, que o mete ao mesmo preço de usado. Aliás, por vezes, tens a nova geração do mesmo produto ao mesmo exato preço do usado ou recondicionado.
Isto aconteceu-me ontem, quando andava a pesquisar um MacBook Air M3 numa plataforma de usados, que estava praticamente ao mesmo preço da nova versão M4.
Aliás, isto é uma coisa muito Portuguesa. Se fores ao OLX, Wallapop ou Vinted, vais encontrar produtos quase a preço de novo. É quase como se o Português tivesse o toque de Midas. Além disso, não são lojas, são pessoas, e nem sempre são tão bem intencionadas como tu.
Comprar usado ou recondicionado faz sentido. Mas não é sempre!

Portanto, como sempre, faz todo o sentido pesquisar, visitar várias plataformas, incluindo comparadores de preço como o Kuantokusta, e depois sim, ir à procura de bons negócios na Wallapop, Vinted, OLX, e Marketplace.
Ou em lojas de recondicionados como a Refurbed.
Muito importante! Além de bons negócios, tu próprio tens de tentar ser um bom negociador. Porque no mundo dos usados, existe quase sempre espaço para baixar o preço. Tens é de saber fazer as coisas.
Quando é que sei se vale a pena?

Depende do valor do produto.
Se a diferença de preço for menor que 10% entre o usado/recondicionado e o novo, acho que não faz muito sentido comprar usado. Isto a não ser que seja um produto onde os 10% já significam 300€ ou 400€.
Isto nunca esquecendo que um produto novo tem garantia de loja onde podes devolver durante 15 dias a um mês. E claro, garantia da fabricante. (Os recondicionados também costumam ter garantia, porém mais limitada.)
No lado dos usados, devolver a quem vendeu está quase sempre fora de questão, e a garantia do fabricante pode ser uma incógnita, porque muitos são os vendedores que não têm prova de compra.
Em suma, como sempre, é preciso ter alguma noção, e investigar um bom bocado.

